De São Paulo, SP.
quinta-feira, 4 de junho de 2020
Três reações dos conselhos à crise do COVID-19, nas decisões de investimentos dos fundos de pensão
De São Paulo, SP.
Os conselheiros deliberativos nunca tomam decisões sobre a melhor forma de investir o patrimônio do fundo de pensão, sem antes ouvir o que seu comitê de investimentos tem a dizer. Porém, se tem algo que ajuda bastante nesse processo é ter como um bom balizador aquilo que os demais fundos andam fazendo, ainda mais em um cenário tão incerto e inusitado como esse gerado pelo COVID-19.
As políticas de investimentos mudam bastante de um fundo de pensão para o outro e também entre países | regiões diferentes. Contudo, as variações encontram alguns pontos em comum e não custa nada usar um pouquinho de Lavoisier nessas horas para calibrar a bússola.
Volatilidade dos mercados
Colocando em contexto, veja a volatilidade dos mercados de ações globais representada no gráfico abaixo pelos retornos mensais obtidos por gestores que adotam estratégias ativas. A volatilidade entre janeiro de abril de 2020 só não foi superada pela vivida durante a crise das empresas “.com” (tecnologia) no começo dos anos 2000.
... aqui a volatilidade nos mercados globais de renda fixa.
Veja como os fundos de pensão, diante de toda essa volatilidade de mercado, vêm reagindo.
Resposta # 1 – Diferindo o rebalanceamento automático da carteira
Muitas políticas de investimentos estabelecem que a alocação dos investimentos da carteira seja rebalanceada automaticamente. No entanto, conforme mensagem eletrônica abaixo, trocada entre o diretor de investimentos (Chief Investment Officer) e o comitê de investimentos de um fundo de pensão real, esse rebalanceamento está sendo temporariamente suspenso.
No outro exemplo, todos casos reais, o board do fundo de pensão autoriza a equipe de investimentos a diferir a realocação automática de ativos, se entender apropriado.
Resposta # 2 – Delegando poder de decisão para a equipe de investimentos
Em tempos turbulentos como os atuais é preciso acima de tudo que as decisões sejam ágeis e rápidas. Com esse intuito, muitos conselhos estão delegando temporariamente para a equipe de investimentos o poder de tomar determinadas decisões. No exemplo a seguir essa delegação vem com o cuidado de estabelecer um limite, impondo um teto de até $ 75 milhões para os investimentos.
No segundo exemplo, a mensagem menciona a incerteza sobre quando poderão ser retomadas as reuniões, fala da ineficiência dos mercados em estabelecer preços em momentos econômicos como os atuais e delega autoridade para a área de investimentos proceder a ajustes táticos modestos de alocação dos ativos durante tempos de disruptura. Interessante nessa mensagem é o trecho ressaltando que “... dado a liquidez significativa (atual), podemos ter a habilidade de fazer investimentos oportunísticos e aproveitar o stress em determinados mercados...”.
O terceiro e-mail praticamente inclui na política de investimentos a autorização para que a equipe de investimentos, sob consulta do comitê ad hoc “... tome decisões prudentes no dia-a-dia em nome do fundo, sem o envolvimento do conselho que tem o dever fiduciário de investir de forma prudente o patrimônio do fundo”.
Resposta # 3 – Procurando investimentos oportunísticos
Sempre surgem bons negócios em meio às crises, mas as janelas se fecham rapidamente. Em uma das mensagens abaixo o tesoureiro pede autorização do conselho para aproveitar oportunidades de investimentos que possam surgir, ressaltando que com os atuais gestores. Na outra mensagem, o board do fundo de pensão aprova por 8-0 uma verba de $ 25 milhões para investimento em oportunidades que surjam na carteira de credito.
Todas essas dicas foram partilhadas pela ENVEST hoje de manhã durante o webcast: “How are investors holding managers accountable through Covid-19?”. A ENVEST é uma empresa da Nasdaq que opera em 29 países da Europa, Oriente Médio e Sul da África, tem uma visão privilegiada do mercado de investidores institucionais. Conta entre seus clientes com 3.970 gestores, alcançando 24.419 estratégias de investimentos.
Grande abraço,
Eder.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hora no Mundo?
--------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais das informações deste blog
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.
Autorizações
As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".
Código de Conduta
Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial
Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário