De São Paulo, SP.
QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Apenas no Q1-2020 os bancos americanos tiveram um fantástico aumento dos depósitos à vista, foram USD 1,853TRI que entraram nos 50 maiores bancos, dez vezes + que a média trimestral de todo sistema bancário. Motivo: o aumento explosivo da poupança pessoal que atingiu 33% da renda disponível em abril, o maior nível desde que o “Bureau of Economic Analysis” (o IBGE deles) começou a monitorar a poupança interna nos anos 60 e o dobro do recorde anterior de 17,3% verificado em 1975. Enquanto isso o consumo teve queda recorde de 13,6% em abril e 18,5% de todas as cooperativas de crédito tiveram perda no período (menos consumo, menos financiamento, menos crédito).
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Com as lojas fechadas e todos presos em casa, claro que o choque de demanda está sendo forçado. Porem, os economistas acham que a pandemia pode levar a uma mudança mais estrutural nos hábitos de consumo, tornando permanente a maior taxa de poupança que foi de 14% durante toda a década de 70.
CONCLUSÃO:
O COVID-19 pode antecipar o ponto de inflexão no modelo de negócios dos fundos de pensão, uma tendência que já vinha se delineando na nova economia.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Axios Markets
Nenhum comentário:
Postar um comentário