De São Paulo, SP.
Saiu a lista da Revista Fortune com as 500 maiores empresas globais (lista: aqui). A Walmart permanece no topo, seguida por três empresas chinesas: Sinopec, State Grid e China National Petroleum. É a primeira vez que a lista traz mais empresas chinesas – incluindo as baseadas em Hong Kong – que americanas, são 124 contra 121. Quando a lista foi publicada pela primeira vez em 1990, não havia nenhuma empresa chinesa.
A lista deve ser vista com cautela. As empresas chinesas não estão lá necessariamente pelo seu dinamismo e qualidades apreciadas no mundo livre dos negócios, mas sim porque são monopólios controlados por um país que passou a atuar no mercado global.
Estar na lista também não é garantia de lucratividade. Empresas como Pemex, Schlumberger, Softbank, US Postal Services, Nissan, Deutche Bank e GE perderam juntas US$ 66 bilhões.
O Brasil tem seis empresas na lista das 500 maiores: Petrobras (120ª) JBS (213ª), Itau (216ª), Bradesco (268ª), Caixa Econômica (326ª) e Vale (333ª). Exceto JBS e Vale, todas as demais caíram no ranking e perderam posições em relação a lista anterior.
A única empresa brasileira que perdeu dinheiro foi a Vale que teve prejuízo de US$ 1,683 bilhões. Percebe por que ESG é importante? Lembra do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho? Pois é...
Grande abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário