sexta-feira, 30 de abril de 2021

TE CONTEI? SE QUISER DESENHAR UM PLANO DE PREVIDENCIA EFICAZ, OBSERVE O QUE O PARTICIPANTE FAZ, NÃO O QUE ELE DIZ QUE VAI FAZER.

 




 

De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Fundos de pensão que querem entender o participante, perguntam-lhe sobre o passado (o que ele fez), sobre o futuro (o que vai fazer) e porque (o que o leva a fazer algo). Porém: as pessoas tendem a mentir por questões sociais (ninguém digita ao dirigir) ou simplesmente não se lembram do passado. É impossível prever o futuro com precisão sem saber as exatas circunstâncias em torno da pessoa que terá que decidir algo e como ela reagirá às mesmas. Finalmente, as pessoas nem sempre sabem o que efetivamente as leva a fazer o que fazem.

 

POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE: 

Se não dá para confiar no que as pessoas dizem, a única forma para os fundos de pensão entenderem o comportamento dos participantes e construírem soluções que os ajude a poupar é através desses três passos da “ciência do comportamento”: 1) Diagnóstico comportamental - mapear cada passo, cada ação que levará alguém a produzir o resultado esperado; 2) Identificar cada viés psicológico que pode desviar a pessoa ao longo do caminho decisório; 2) Experimentar a solução no mundo real para ver aquilo que as pessoas fazem e não o que elas dizem que farão.

 

CONCLUSÃO: 

Por que não tentar?


Grande abraço,

Eder.



quinta-feira, 29 de abril de 2021

TE CONTEI? VOCÊ PODE ESTAR SENDO FISGADO ... PELO NARIZ, NÃO PELA BOCA. CONHEÇA O MARKETING DO AROMA E PENSE EM COMO APLICAR EM FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Na luta por nossa atenção, o marketing está entrando, literalmente, pelo nosso nariz. Não apenas para tornar agradável a experiência do consumidor, mas para nos fazer – subconscientemente - consumir mais. Aroma de café faz você ficar alerta, mesmo que não tenha tomado uma gota dele. Cheiro de tangerina faz uma loja bagunçada parecer arrumada. Odor de limão faz você arriscar mais em um cassino. Aromas fazem parecer que você ficou menos tempo numa loja, aumentam sua inclinação a comprar algo e levam você a pagar mais por um produto.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Museus, hospitais, supermercados, spas, bancos, shoppings, lojas de roupa. Comece a notar, o marketing do aroma está em todo lugar. Se você é um millenial, sabe que toda loja da Abercrombie & Fitch ou da Hollister tem o mesmo cheiro, é o chamado “billboard scent” que nos faz ligar um cheiro a uma marca.


CONCLUSÃO

Fragrâncias tem um efeito emocional, há uma ciência por trás do seu uso: o neuromarketing, fiz um curso avançado muito legal. Vamos associar um aroma ao seu fundo de pensão p/ levar as pessoas a pouparem? 


Grande abraço,

Eder.



segunda-feira, 26 de abril de 2021

MAIS IMPORTANTE DO QUE AQUILO QUE EMPRESAS E FUNDOS DE PENSÃO FAZEM, É O QUE OS LEVA A FAZER!

 


São Paulo, SP.


Esse gráfico acima nos diz tudo sobre as razões que tem levado empresas e fundos de pensão a passarem por disruptura. Nunca ficou tão claro!


Elroy Dimson, Paul Marsh and Mike Staunton plotaram o gráfico abaixo para o "Credit Suisse Global Investment Returns Yearbook" mostrando o grau de correlação entre os indices FTSE Russell, MSCI e Sustainalytics. A correlação entre as empresas que cada índice escolhe por ter boa governança é quase zero. Ou seja, a opinião do analista de rating de um índice não significa nada para o que pensam os outros sobre governança.


Para aqueles menos versados em estatística: Quanto maior for o valor absoluto do coeficiente de correlação, mais forte é a relação entre duas variáveis. Para a correlação de Pearson, um valor absoluto de 1 indica uma relação linear perfeita. A correlação perto de 0 indica que não há relação linear entre as variáveis. O sinal de cada coeficiente indica a direção da relação.


Organizações são um reflexo de seus conselhos de administração, são os conselhos que determinam os destinos de uma empresa ou de um fundo de pensão. Quando o "mercado" não se entende sobre o que é boa governança, já disse tudo ....


Grande abraço,

Eder.


TE CONTEI? O QUE STEVE JOBS E OS PLANOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO MUNDO TODO TEM EM COMUM

 


De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Steve Jobs era um gênio. Ele costumava dizer para seus engenheiros de desenvolvimento: “saiam e vão descobrir o que os consumidores precisam, não o que eles querem”. Em 2007 quando o IPhone foi lançado, ninguém realmente queria aquilo ... o resto é história. O segmento de previdência complementar se preocupou a vida todo com a fase de acumulação, até porque depois da aposentadoria o benefício era garantido pelo modelo BD. Existem “zilhões” de produtos de investimentos, mas zero para desinvestimento. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Até que os planos CD dos nossos dias saiam de cena – o que eu acho que vai acontecer em breve, mas é tema para outro post – o que as pessoas mais precisam é de orientação e soluções para a fase de “desacumulação”, ou seja, produtos para ajudar o “aposentado” a gerenciar de forma mais otimizada possível as retiradas mensais da sua poupança acumulada. Até mesmo Rene Poisson, presidente do conselho do fundo de pensão do JP Morgan no Reino Unido, falou isso recentemente.

 

CONCLUSÃO: 

Se eu fosse CEO de um fundo de pensão hoje, eu ouviria Steve Jobs ...


Grande abraço,

Eder.



sexta-feira, 23 de abril de 2021

TE CONTEI? O MODELO DE CONSELHOS DELIBERATIVOS DOS FUNDOS DE PENSÃO, NO REINO UNIDO, NÃO ATENDE O PROPÓSITO NOS DIAS DE HOJE.

 


De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO? 

“Conforme mostrou essa pandemia, os conselhos dos fundos de pensão mostraram não ser apropriados para operar em circunstâncias que mudam rapidamente”, disse Ray Martin que serviu nos conselhos dos fundos de pensão da DHL e AstraZeneca na Europa.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Não é só ele que fala isso, vai ficando clara a necessidade de respostas rápidas e de membros que conheçam profundamente o assunto. O papel de conselheiro de fundo de pensão nunca foi tão complexo, eles são cada vez mais pressionados por patrocinadoras e cobrados por reguladores. A habilidade de agir rápido em situações de vunerabilidade, quando o tempo não está a seu favor, fica comprometida com um colegiado que precisa ser treinado e capacitado constantemente e se reúne apenas uma vez por mês, às vezes até com periodicidade maior.


CONCLUSÃO: 

Revolucionar o conselho dos fundos de pensão passa pela incorporação de conselheiros profissionais e independentes ao colegiado, conforme venho defendendo há pelo menos 16 anos. Na era do milissegundo, as decisões não podem esperar...


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Traditional trustee board model unfit for ‘purpose’, escrito por Benjamim M.



quinta-feira, 22 de abril de 2021

2020|2021 FORAM OS PIORES ANOS NA HISTÓRIA?



De São Paulo, SP.


Claro que tudo depende de quem você é e onde você vive, mas de forma geral eu diria que não. Veja porque:


* 1918 – Mundo: No último ano da I Guerra Mundial a gripe espanhola matou 100 milhões de pessoas no planeta todo

* 1520 - Américas: Os espanhóis desembarcam no continente americano levando a varíola. Por volta do ano de 1600 uns 90% da população de índios do continente (55 milhões de "manos", como diriam os corintianos) haviam sido dizimados por essa e outras doenças levadas pelos europeus.

* 1349 - Europa: A peste negra matou metade da população europeia, 20 milhões de pessoas foram varridas do mapa

* 536 d.c. – Mundo: Um vulcão entra em erupção na Islândia e suas cinzas bloqueiam a luz do sol por 18 meses, trazendo a escuridão e dando início a década mais fria dos últimos 2300 anos. Plantações são devastadas e a fome toma conta. A peste bubônica aparece no porto romano de Peluiso no Egito em 541 e se espalha, matando metade da população do império romano. Outras massivas erupções vulcânicas em 540 e 547 se somam ao cenário cataclísmico lançando o mundo na pior recessão econômica da história, resolvida apenas em 640 com a corrida da prata.


Lembre-se disso antes de reclamar da vida. 


Grande abraço,

Eder.


Fonte: A historian identifies the worst year in human history, escrito por Paul Rartner


TE CONTEI? SOBRE A LIGAÇÃO ENTRE FUNDOS DE PENSÃO E OS SIMBOLOS DE RECICLAGEM NOS PRODUTOS PLÁSTICOS




De São Paulo SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Poucos sabem que um símbolo nos produtos plásticos ajuda a identificar se é reciclável ou não. Essas são as sete categorias: 1 – Polietileno tereftalato (PETE): usado em garrafas de bebidas e refrigerantes; 2 – Polietileno de alta densidade (HDPE): produtos de limpeza, detergentes e shampoos ; 3 – Cloreto de polivinila: assentos de carros, bandejas de frutas e embalagens de alimentos (PVC); 4 - Polietileno de baixa densidade (LDPE): sacolas de supermercado e películas aderentes; 5 - Polipropileno (PP): moveis, malas, brinquedos fraldas, frascos de remédio e iogurte, ; 6 -  Poliestireno (PS): copos de isopor, recipientes de comida para viagem e embalagens; 7 – Outros: acrílico, nylon, fibra de vidro e etc. 


POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE

Os fundos de pensão podem incluir aspectos ESG nas políticas de investimentos e fazer a diferença. Além disso, a categoria 7 em geral não é aceita para reciclagem, melhor checar com a estação de reciclagem antes de enviar para lá.


CONCLUSÃO

Cobre do conselho do seu fundo de pensão ações concretas na adoção de ESG, ainda tem muito”green washing” por aí e separe corretamente os plásticos para reciclagem... 


Grande abraço,

Eder.



Fonte: What Do the Numbers Inside Recycling Symbols on Plastic Items Mean?, escrito por Melaine Radzicki McManus


terça-feira, 20 de abril de 2021

MAIS DA METADE DOS EMPREGADOS NOS EUA DISSERAM QUE PRETENDEM MUDAR DE EMPREGO DEPOIS DA PANDEMIA

 




De São Paulo, SP.


... parece que no proximo round da briga por talentos, são os empregados que vão vencer.

E digo mais, o olhar dos empregados que vão procurar novos empregos se voltará para empresas preocupadas com questões ESG, principalmente o "S" de social e para a sustentabilidade do negocio no longo prazo.

Quando a pandemia passar e a maré abaixar, vai ficar claro quais são as empresas que estão nadando sem roupa e fazendo "Social Washing|Purpose Washing" (aquelas que apenas jogam para a galera). 

Sabe aquele papo de "não vamos demitir ninguém na pandemia"? Pois é, não vai colar se demitirem no segundo imediatamente depois que Covi-19 tiver sido dominado.  

Além disso, já vai ficando claro quais empresas passarão por disruptura por causa da revolução tecnológica em curso e os empregados - que não são bobinhos - já perceberam isso.

Como diz um amigo meu: "vou comprar um caminhão porque ouvi dizer que vai haver grandes mudanças ..." :)


Grande abraço,

Eder.


Fonte: A War For Talent Is Starting—Spoiler Alert: Workers Will Win, escrito por Jack Kelly



QUANDO VOCÊ SABE QUE A CRYPTOECONOMIA CHEGOU PARA FICAR

 




De São Paulo, SP.


Esse mês de abril de 2021, a TIME passou a aceitar cryptomedas para pagamento da assinatura de sua revista digital.

O acordo da Time foi com a corretora de cryptomedas Crypto.com e a cryptomeda que será aceita é a CRO, a cryptomeda cativa da Crypto.com.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: TIME Partners with Crypto.com to Offer Cryptocurrency as a Form of Payment for Digital Subscriptions

QUANDO TE DISSEREM QUE AS CRYTOMOEDAS PODEM SER USADAS PARA ATIVIDADES ILÍCITAS, LEMBRE-SE DE MÁTERIAS COMO ESSA.




De São Paulo, SP.


"Banco Holandês ABN Amro faz acordo de 480 milhões de euros para não aprofundarem investigação criminal" (link ao final desse post)


Os críticos dos cryptoativos, em sua maioria, se apegam a possibilidade das cryptomoedas, seja o bitcoin (BTC) ou outras, estarem sendo usadas no submundo das drogas e do comércio ilegal.


Papo engraçado esse né! Se até o reguladíssimo sistema financeiro tradicional não é empecilho para desvios de finalidade, impor regras ao futuro do dinheiro vai adiantar?


Não, não vai adiantar e ainda vai atrasar as inovações que estão chegando e causarão disruptura independentemente de se gostar ou não com delas.


Voce ainda vai ter uma carteira digital com CBDC do Brasil, EUA, China e qualquer outro país de sua escolha, alêm de um punhado de cryptomoedas para gastar com coisas diferentes.


Tipo: BDR (Brazilian Digital Real) para comprar no camelô da esquina; DECEP (Digital Currency Electronic Payment, como está sendo chamado na China o “digital yuan”) para comprar no Alibaba; XRP (um tipo de cryptomoeda) para pagar pegar hotéis e passagens aéreas, CRO (a cryptomoeda da corretora Crypto.com) para pagar a assinatura da revista Time (passaram a aceitar esse mês), o BTC (bitcoin) para pagar pelo PayPall suas compras online (passaram a aceitar mês passado) e por ai vai ...


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Dutch bank ABN Amro to settle 480 million euro criminal probe



segunda-feira, 19 de abril de 2021

O MUNDO ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS PERSONALIZADO, POR QUE NOSSA RELAÇÃO COM O DINHEIRO DEVERIA SER DIFERENTE?

 



De São Paulo, SP.


Quem já não ouviu que o importante para as novas gerações é o propósito? Isso é parte de um movimento social que vem se sedimentando ao longo das últimas décadas, não apenas no mercado de consumo, mas em todas as relações pessoais.


O estudo do comportamento humano explica por quê gostamos de nos sentir únicos. A posse de um produto exclusivo - uma roupa, celular ou relógio - é a face mais visível desse movimento. Porém, essa característica da nossa individualidade vem se manifestando mais sutilmente através do modo que cada pessoa quer influenciar e deixar sua marca no mundo, o famoso "fazer a diferença".


Há muito que as empresas transferiram para os indivíduos a responsabilidade por sua poupança de aposentadoria. Os panos CD colocaram no colo dos empregados a decisão de investimentos, mas não a escolha do leque de opções disponíveis.

Chegou a vez de manifestarmos essa individualidade através do dinheiro, porque não? Por trás de cada cryptomoeda existe um projeto com propósito social e politico muito bem definidos. Se os fundos de pensão não entenderem esse movimento de busca por propósitos e individualização através do dinheiro, ficarão na 1ª curva da história...


Grande abraço,

Eder.



sábado, 17 de abril de 2021

COMO SEU FUNDO DE PENSÃO PODE SER HACKEADO ATRAVÉS DO TERMOMETRO DO AQUARIO NA SALA DO CONSELHO

 



São Paulo, SP.

Se você ainda não ouviu falar de IoT (Internet das coisas) é fácil explicar. Qualquer coisa inanimada e sem inteligência - não, não me refiro a politicos - pode enviar e receber informações usando um dispositivo de radio frequência ligado à Internet. 


Através de dispositivos de IoT instalados nos interruptores de luz, você pode ligar ou desligar as luzes da sua casa à distancia. Elevadores de prédios, turbinas de avião, uma torradeira, qualquer cosia pode ser monitorada ou acionada à distancia e se torna "inteligente". Até 2025 estima-se que 32 bilhões de "coisas" serão ligadas a Internet por meio de dispositivos IoT.

De acordo com um artigo sobre segurança cibernética publicado na Business Insider, foi através de um dispositivos de IoT instalado no termômetro de um aquário que um cassino nos EUA foi hackeado em 2018. Os hackers usaram o termostato do termômetro, que estava ligado à Internet para controlar a temperatura a distancia, para acessar a rede de apostas do Cassino e fizeram a festa.

E olha que isso aconteceu em 2018. Por isso venho publicando alguns posts chamando atenção dos fundos de pensão para a segurança cibernética. Com a IoT os riscos vão escalar muito.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: A Cassino Gets Hacked Through a Fish-Tank Thermometer, escrito por Gene Marks



quinta-feira, 15 de abril de 2021

AQUISIÇÃO DA WILLIS-TOWERS-WATSON PELA AON EMPERRADA NA EUROPA, MOSTRA CONSOLIDAÇÃO DE UM SETOR PASSANDO POR DISRUPTURA



De São Paulo, 


Matéria publicada na Reuters dá conta de que a oferta da AON em vender unidades de negócio da WTW em cinco países da União Européia (EU) para obter aprovação da compra da empresa, pode não ser suficiente para afastar as preocupações das autoridades da EU com uma forte concentração da competição.


Deve ser difícil mesmo. Como evitar ainda mais concentração em um setor que vem passando por consolidação ao longo, pelo menos, da última década?


Primeiro foi Watson-Wyatt comprando a Towers-Perrin fazendo surgir a Towers-Watson (o nome seguiu ordem alfabética). Depois foi a Willis, comprado a Towers-Watson, dando lugar à Willis-Towers-Watson (WTW). Agora é a AON querendo comprar a WTW.


Por trás desse movimento todo de aquisição em série está a tecnologia, fazendo todo um setor virar de cabeça para baixo. Corretagem de seguros e consultoria atuarial, negócios de intermediação que estão no centro de suas atividades centenárias vão cedendo lugar a novos modelos de negocio.


Nesse admirável mundo novo, o consumidor final de seguros (pessoas físicas e juridicas) transaciona direto com o prestador de serviços (seguradoras) sem a necessidade de intermediação.


Uma decisão final é esperada para o dia 27 de julho. 


A ver!


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Aon’s EU concessions for Willis bid may not be enough: Sources, Reuters.



quarta-feira, 14 de abril de 2021

WHO LET THE DOGS OUT?

 



CRYPTO NÃO É MÁGICA. É MATEMÁTICA. UMA MATEMÁTICA QUE VALE DOIS TRILHÕES DE DÓLARES - LEX SOKOIN, CHIEF ECONOMIST OFFICER DA CONSENSYS

EXTRA-EXTRA: A COINBASE ENTRA PARA A HISTÓRIA HOJE COMO A 1ª CORRETORA DE CRYPTOMOEDAS A SER LISTADA NOS MERCADOS DE AÇÕES DOS EUA



De São Paulo, SP.


... e fez um enorme “splash” no seu “debu”, com uma capitalização de mercado de mais de US$ 100 bilhões a plataforma de negociações de cryptoativos criada há apenas oito anos (2012) entra e cena valendo quase o dobro da Intercontinental Exchange, a operadora da NYSE (bolsa de Nova York)  e muita mais do que as outras bolsas de valores no mundo.

 

Sob o “ticker” de COIN, a Coinbase chega chegando, ao invés do tradicional IPO foi lançada via “direct listing” sistema no qual o mercado determina o preço do papel e não os bancos de investimentos que fazem subscrição de ações.

 

Se o bitcoin (BTC) foi o passado das cryptomoedas, DeFi será o futuro. A nova era das finanças descentralizadas vai moldando o futuro do dinheiro, enquanto uma economia mais aberta e acessível (a cryptoeconomia) vai tomando conta da antiga economia.


E amanhã ainda acontecerá o "hard fork" do Ethereum, a chamada Berlim Phase pelos "devs", os desenvolvedores do blockchain. Anote ai`, o ETH e todos os projetos de DeFi vão dar um pulo de valorização amanhã.


"Crypto não é magica. É matemática.  Uma matemática que vale dois trilhões de dólares, disse "Lex Sokoin" - Chief Economist da Consensys.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Coindesk


PENSANDO EM MUDAR DE EMPREGO? SE ATIRE, SE JOGUE, SALTE ....

 




”There is freedom waiting for you, On the breezes of the sky, And you ask “What if I fall?” Oh but my darling, What if you fly?” – Erin Hanson


"Há liberdade esperando por você, E nas brisas do céu, Você pergunta "E se eu cair?" Oh meu querido, E se você voar?" - Erin Hanson


Fonte: THINKING OF CHANGING JOBS? ... Jump!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.