quinta-feira, 22 de julho de 2021

TE CONTEI? A HISTÓRIA DO DIA EM QUE UM FUNDO DE PENSÃO DEIXOU DE SER UM FUNDO DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.

 

O QUE ACONTECEU: 

Quando foi aprovada em 1977 a Lei 6.435, a primeira lei a regular o sistema de previdência complementar no Brasil, deu dois anos para que todas as organizações pagando aposentadorias no setor privado transferissem os pagamentos e criassem um plano de aposentadoria privado em uma entidade de previdência complementar. O Banco Bamerindus, assim como muitas empresas na época, continuava pagando diretamente da folha pelo regime de repartição simples (i.e., sem formação de reservas), as aposentadorias dos empregados que se aposentavam, que chamavam de “apabianos”. Para se enquadrar na lei, o Banco Bamerindus transferiu os pagamentos para sua Fundação Avelino Vieira e a transformou em um fundo de pensão, porém, não integralizou as reservas e seguiu pagando benefícios no regime de caixa. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

“Fast forward” em 1997 o Banco Bamerindus quebrou e para a parte boa poder ser comprada pelo Banco HSBC (a parte ruim ficou com o Banco Central) surgiu um probleminha. O enorme passivo atuarial, à descoberto, da Fundação Avelino Vieira colocaria areia na operação. O principal acionista do Bamerindus, um senador, se reuniu então com o Ministro da Previdência Social da época e com um Diretor da Prever Seguros e Previdência - uma entidade de previdência aberta. No dia seguinte foi publicada uma portaria “jabuticaba” no Diário Oficial da União, “descredenciando a Fundação Avelino Vieira a operar como entidade fechada de previdência complementar”. O problema “sumiu”, o Bamerindus foi vendido e somente cerca de duas décadas depois o HSBC foi integralizar aquele passivo usando parte de seu lucro, talvez até com incentivo fiscal, formalizando aqueles pagamentos através de um plano criado em seu fundo multipatrocinado que existe até hoje. Segue o jogo.

 

CONCLUSÃO: 

É preciso entender o passado para projetar o futuro.


Grande abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.