De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Um plano não é uma estratégia e o que se convencionou chamar “planejamento estratégico” nas organizações, não tem nada a ver com estratégia. Planejamento estratégico é um conjunto de atividades que os fundos de pensão dizem que vão fazer: vamos criar canais digitais de atendimento aos participantes, vamos implantar um plano família, vamos adotar cash-back. Já estratégia é: um conjunto integrado de escolhas que posiciona seu fundo de pensão no campo de atuação que escolher jogar, de tal forma que ele vença”.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Construir uma estratégia é como construir uma teoria: 1) Por que deveríamos atuar nesse campo e não naquele outro? 2) Como vamos ser melhores que todas as outras entidades de previdência complementar no campo que escolhemos atuar? A estratégia precisa ser coerente e factível – você precisa ser capaz de traduzi-la em ações. Planejamento não precisa ter coerência, tende a ser apenas uma lista de coisas, sem nenhuma especificação de como “coletivamente” elas vão alcançar algum objetivo no futuro. Planejar tem a ver com recursos que se vai gastar, com o custo do negócio, com controle, é confortável. Estratégia, por outro lado, especifica um resultado competitivo que se quer alcançar, não há garantia de que os produtos e serviços serão comprados pelos clientes, portanto, não existe o conforto de se controlar as receitas. Você diz: “isso é o que eu acho que vai acontecer”, mas você não pode provar nem garantir que as coisas acontecerão daquela maneira.
CONCLUSÃO:
Se você só planejar, garanto que vai perder. Se você construir uma estratégia, terá a melhor chance de vencer. Gostamos de planejar porque isso nos dá o senso de controle, enquanto estratégias nos deixam ansiosos num mundo incerto, nos obrigam a fazer escolhas sobre as quais não temos certeza, a assumir riscos que podem dar errado. No entanto, quem planeja sem uma estratégia caminha lentamente para o desastre. A melhor chance do seu fundo de pensão chegar ao futuro é definido uma estratégia para isso. O resto, ficar buscando o crescimento e a sobrevivência, é apenas jogar o jogo jogado.
Grande abraço,
Eder.