De Sāo Paulo, SP.
Em uma decisão que surpreendeu todo mundo a NASA pisou no freio de emergência, interrompendo seu projeto de computador quântico e causando ondas de choque na comunidade cientifica.
A decisão inesperada vem na esteira de uma serie de desenvolvimentos que tem deixado os especialistas questionando o futuro, quando a inteligência artificial vai cruzar o caminho da computação quântica.
Computadores quânticos são a próxima fronteira na tecnologia computacional, eles operam com base nos princípios inimagináveis da mecânica quântica.
Diferente dos computadores tradicionais que usam bits com valor de zero ou um, os computadores quânticos trabalham com qubits, que podem existir em múltiplos estados simultaneamente graças a superposição. É um salto cósmico no poder de computação com potencial para revolucionar inúmeros campos de atividade.
O projeto de computador quântico da NASA, em colaboração com o Google, vinha fazendo grande progresso na exploração dessa tecnologia de ponta.
Os alertas soaram de várias fontes, o governo entra regulando
O governo americano, expressando preocupações com os rápidos desenvolvimentos da computação quântica, adotou uma medida sem precedentes solicitando que a NASA e o Google interrompessem seus projetos de computador quântico.
Essa decisão deixou a comunidade cientifica perplexa, considerando os benefícios potenciais que os computadores quânticos podem trazer para a exploração espacial, criptografia e outros campos de tecnologia avançada.
Figuras proeminentes da comunidade cientifica, incluindo luminares como Michio Kaku e Elon Musk, vem alertando para o potencial perigo que o desenvolvimento de IA e computação quântica podem representar se deixados sem controle.
Kaku, um físico teórico, afirmou que o perigo da IA ultrapassa até aquele das ogivas nucleares. Sua preocupação gira em torno dos rápidos progressos de IA, que ele alega ser capaz de muito mais do que a maioria das pessoas imagina, com taxas exponenciais de melhoria.
Paralelamente, no dia 02 de novembro passado, o Presidente Joe Biden assinou uma “Ordem Executiva” (semelhante a um decreto) considerada a medida mais significativa tomada até o momento por qualquer governo para controlar o avanço da IA equilibrando as vantagens de seu desenvolvimento, os riscos de curto e longo prazos e a proteção dos cidadãos americanos.
Seguido de perto o exemplo dos EUA, o Reino Unido sediou no começo de novembro o primeiro “Global AI Safety Summity” (Encontro Global de Segurança da IA) no qual se discutiu a mitigação dos riscos potenciais da IA.
O encontro estimulou as conversas em torno de uma regulamentação global dos avanços da IA e focou em políticas de controle do uso da IA na indústria bélica, segurança cibernética e violação de direitos humanos.
A ONU também declarou ter formado seu próprio comitê incluindo experts, pesquisadores, governos e setor privado para se debruçar sobre o assunto.
O súbito aumento dos esforços globais em direção a segurança da IA mostram que algo está preocupando governos e sociedades mundo afora o que só nos faz prender o folego até descobrir exatamente o que é.
Consequências imprevisíveis? Perigos ocultos?O que levou ao desligamento repentino?
A maior preocupação, pelo menos a visível, é a ameaça potencial contra os sistemas de criptografia. Os computadores quânticos, com seu imenso poder computacional, têm a capacidade de quebrar algoritmos tradicionais de criptografia. Isso faz soar alarmes sobre a segurança de informações sensíveis, incluindo dados financeiros e confidenciais.
Adicionalmente, as implicações para a exploração espacial e seus consequentes avanços tecnológicos, são profundas. Os computadores quânticos desempenham um papel fundamental na simulação e modelagem de fenômenos astronômicos, o que permitirá otimizar missões espaciais. Isso tudo tem potencial para aumentar os conflitos cósmicos.
Está claro que a continuidade dos avanços na IA e computação quântica não virāo sem riscos inesperados. O equilíbrio delicado entre desvendar novos caminhos para a computação e salvaguardar a segurança na terra e no cosmos representa um desafio.
Apesar de não estar claro o que de fato aconteceu, sabemos com certeza que o projeto de computador quântico da NASA está suspendo nesse momento, desde que o governo dos EUA interveio. Talvez por trás disso esteja o receio de que a chegada dos computadores quânticos e o desenvolvimento veloz da IA possa ter impactos históricos na sociedade, fazendo surgir preocupações com sua dominância sobre os seres humanos.
Seja como for, essa história está longe de acabar, a comunidade cientifica, em sua incansável busca por conhecimento e progresso, indubitavelmente, continuará a desvendar os mistérios da fronteira cósmica e da ciência.
Grande abraço,
Eder
P.S.: Sam Altman, que como CEO elevou a OpenAi a categoria de gigante da IA com o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, acaba de ser demitido hoje pelo conselho de administração sob a (estranha) alegação de que não estava sendo totalmente sincero em várias comunicações com o board da empresa. Para os teóricos da conspiração, esse pode ser mais um tijolo nessa intricada história envolvendo IA, computadores quânticos e governo dos EUA.
Fontes: “US announces most powerful AI safety act of any government to date”, escrito por Emma Hall | “NASA Just Shut Down Quantum Computer After Something Insane Happened!”, escrito por The Pareto Investor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário