De Sāo Paulo, SP.
Um grupo de pesquisadores estava tentando estudar as zebras em seu habitat natural, mas se deparou com um desafio.
Toda vez que estavam estudando uma zebra especifica e olhavam para baixo, para anotar os detalhes no notebook, perdiam de vista aquela zebra ao voltar a olhar o grupo todo.
As listras pretas e brancas tornavam extremamente difícil acompanhar qualquer zebra especifica numa multidão de animais idênticos.
Para resolver o problema, os pesquisadores passaram a pintar um ponto vermelho na zebra que estavam estudando, tornando mais facial acompanhá-la.
Funcionou – a zebra marcada se tornou muito mais fácil de rastrear, não apenas para os pesquisadores humanos, mas também para os leões que as caçavam.
Dentro de poucos dias, cada zebra sendo rastreada era morta pelos leões.
Conforme os pesquisadores aprenderam, destacar-se na multidão pode ser perigoso. Misturar-se no grupo costuma ser um mecanismo de sobrevivência.
Isso ficou conhecido como o “Efeito Zebra”.
Também experimentamos isso em nossas vidas. Fazer parte de uma multidão é confortável e fácil. Se destacar é difícil e desconfortável.
A diferença, no entanto, está nas recompensas.
Para as zebras, há muito pouca vantagem em se destacar. Para nós, a vantagem pode ser ilimitada ...
Substitua as zebras pelos fundos de pensão e os pesquisadores por pessoas e/ou empresas procurando planos de previdência complementar.
No passado, os fundos de pensão não precisavam se destacar uns dos outros, cada um era voltado para os empregados de determinada empresa ou grupo econômico.
Daí o nome “entidade fechada de previdência complementar”.
Não mais. Na medida em que os fundos de pensão se abrem para novos mercados, precisarão se destacar uns dos outros, precisarão ter algum diferencial para atrair potenciais participantes e patrocinadoras.
Seu fundo de pensāo quer ser bem sucedido nessa nova fase da previdencia complementar? Coloque um “ponto vermelho” nele, porque ele não é uma zebra!
Grande abraço,
Eder.
Fonte: “How to be different”, escrito por Sahil Bloom
Nenhum comentário:
Postar um comentário