Laurence Johnston Peter
De Sāo Paulo, SP.
Laurence Johnston Peter nasceu em 1919 em Vancouver, uma província da British Columbia, no Canadá.
Os pais de Peter, como os de todos nós, lhe ensinaram que quanto mais ele estudasse, mais longe conseguiria subir na vida e assim ele fez. Estudou e se formou na faculdade, onde obteve diploma de professor.
Na primeira escola onde foi lecionar, Peter percebeu que o diretor estava muito preocupado com as crianças pisando e estragando o canteiro de flores. “Educação parecia ser uma das coisas mais distantes na mente dele”, disse Peter.
Ele teve contato com professores e administradores que pareciam incompetentes e começou a se questionar, como aquilo era possível com pessoas preparadas?
Eu vi uma placa que dizia: “Saída de Emergência – Somente Pessoas Autorizadas”. Depois vi outra: “Saida de Emergência – Nāo Use em Nenhuma Circunstância”. Fiquei me perguntando quem teria escrito aquilo”
"Fui numa biblioteca procurar um livro e notei que todos os livros sobre gravidez estavam numa prateleira próxima ao chão. Provavelmente as pessoas que mais precisavam deles, nem conseguiam enxergá-los".
Peter notou que pessoas competentes eram promovidas para algo que não conseguiam fazer.
O mecânico que consertava o carro dele era fantástico, super responsável, preciso, sabia exatamente o que estava fazendo. Então, foi promovido para gerente da oficina. Deixou de consertar carros e passou a gerenciar os outros mecânicos
Mostrou-se extremamente incompetente, não fazia aquilo direito. Um mecânico muito competente, mas um gerente incompetente.
Peter também conheceu um vendedor que era o máximo em lidar com pessoas, tinha uma ótima personalidade, era popular, as pessoas adoravam ele. O cara era tão bom, que foi promovido para diretor de vendas.
Na nova posição, ele encontrou seu nível de incompetência. Ele era péssimo com a papelada, com definição de território para os vendedores, com estabelecimento de metas, com controle de performance. Em outras palavras, ele era muito ruim em organização e administração de negócios.
Peter segue citando engenheiros que falharam ao serem promovidos para cargos de supervisão, pilotos que se deram mal quando promovidos para cargos de direção .... e por aí vai.
A esse fenômeno, que vemos acontecer repetidamente, ele chamou de “Peter Principle” ou “Princípio de Peter” e o definiu assim:
"Em toda hierarquia o empregado tende a subir até atingir seu nível de incompetência e ali ele permanece"
As pessoas se perdem na hierarquia e se veem diante de uma crise de identidade. Fizeram o que disseram para elas fazerem, seguiram as regras, são promovidas e de repente, se perguntam: o quê eu sou, quem sou eu, para onde vou?
Elas se perderam no processo de promoção, tentando responder na forma que a hierarquia esperava que eles respondessem, perderam a identidade que caracterizava aquilo que elas faziam.
Peter não quer dizer com isso que as pessoas não deveriam aceitar promoções. Algumas deveriam, algumas pessoas gostam de poder, de autoridade, de assumir responsabilidades, mas isso é um fardo para outras pessoas.
A solução para evitar ser vítima do Principio de Peter é sugerida pelo próprio Peter lá pelos 5:00 minutos do vídeo que está no final desse post (configure a legenda do vídeo para o Português, se precisar).
O Princípio de Peter no caminho das organizações
O grande problema é quando o Princípio de Peter se faz presente no topo da hierarquia, seja na posição executiva ou nas não-executivas.
Por uma serie de motivos, isso pode estar acontecendo na maioria das organizações hoje. Não porque falte profissionalismo, capacidade administrativa ou experiência de gestão, competências que existem de sobra em todos os setores.
Mas sim porque andam em falta capacidade de inovação e muitas vezes, coragem para mudar, numa época em que as organizações estão sendo fortemente desafiadas pelas disrupturas tecnológicas, demográficas, financeiras e sociais.
Criatividade, visão de futuro e coragem para assumir os riscos certos, são competências, como muitas outras, mas quando elas faltam no topo, as consequências aparecem mais adiante e não tem nada a ver com promoções ...
Diz aí nos comentários, você acha que o Princípio de Peter poDe estar rondando o setor de fundos de pensão?
Grande abraço,
Eder.
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