De Sāo Paulo, SP.
👉 O segundo dia do Consensus 2024 foi eletrizante, com uma serie de painéis, workshops e eventos abordando os assuntos mais falados no espaço crypto, com a apresentação de soluções inovadoras desenvolvidas com a tecnologia do blockchain e seus impactos no mundo;
👉 Foram inúmeras as discussões sobre a economia digital, mas três chamaram mais minha atenção hoje: (i) privacidade dos dados; (ii) um metaverso inspirado no filme de ficção “Ready Player One”; e (iii) a intersecção da política com crypto;
- Privacidade dos dados: A Internet centralizada foi colonizada por um pequeno grupo de plataformas gigantes, que secretamente controla nossos dados via algoritmos opacos. Nessa verdadeira briga pelo nosso futuro, o caminho para as pessoas retomarem controle de seu “social graph” ou “gráfico social” (histórico de todas as suas relações e interações pessoais e profissionais na Internet), está nas tecnologias descentralizadas. O cidadão digital é que deve decidir para quem quer delegar o controle de seus dados e poder portá-los entre plataformas. Na economia digital “seus dados, são você”. Uma nova geração de redes socais descentralizadas já está aqui, tipo: MeWe e Farcaster.
- Futureverse, by Readyverse Studios: metaverso inspirado no filme "Ready Player One" de 2011 (trailer acima) passado em 2045 imaginando um vídeo game futurista. No metaverso, que será lançado ainda em 2024, o usuário digita um prompt para dizer para IA como quer construir seu ambiente, seu avatar, o espaço em volta, escolhe o som, as imagens. A pessoa pode fazer upload de uma foto e pedir para a IA desenhar um tênis Reebok personalizado, a partir da experiencia da foto, para usar no avatar. É uma experiencia imersiva, uma extensão digital da realidade, na qual identidade tem um significado mais amplo, você controla essa identidade e pode decidir o que você quer ser (ex: no metaverso você é um coelho, a plataforma não sabe seu nome, sexo, idade).
- Intersecção da política com crypto: o candidato independente nas eleições presidenciais americanas, RFK (Robert F. Kennedy Jr.), deu uma aula fascinante sobre democracia, o papel do Bitcoin em forjar as liberdades individuais e o direito de cada cidadão guardar seus ativos (auto custódia). Provavelmente pavimentou o caminho dele para a Casa Branca. Quem quiser assistir o bate papo, vale muito a pena, aqui vai: link.
👉 Amanhā tem mais!
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário