De Sāo Paulo, SP.
A tecnologia do blockchain pode ser um componente chave para reduzir as desigualdades no mundo, ao tornar os investimentos em ativos financeiros acessíveis a qualquer um com um smartphone e uma crypto wallet grátis (carteiras digitais de cryptoativos não custam nada).
Graças a Internet, a maioria das pessoas comuns no mundo hoje tem acesso a mais informações do que as pessoas mais poderosas tinham há algumas décadas. Agora, a tecnologia do blockchain tem o potencial de fazer o mesmo com os investimentos.
Imagine um mundo onde em poucos segundos, através do celular, alguém na Argentina (ou em Jundiai, no interior de SP) pode investir R$ 100 de valor em um imóvel comercial na Indonésia, para proteger sua poupança do risco Brasil.
Alguns anos depois, digamos que essa pessoa precise do dinheiro por qualquer motivo, para gastar aqui mesmo. Ela pode, simplesmente, vender sua participação (seu token digital) e usar o dinheiro ou uma stablecoin como meio de pagamento para fazer o que quiser, onde quiser.
Quer um meio melhor de uma empresa demonstrar sua seriedade com os aspectos ESG do que tokenizar seu controle? Isso não apenas aumentaria seu acesso em termos de obtenção de capital, mas também em transações subsequentemente.
Vamos pegar a Vale como exemplo. Hoje em dia, milhares de pessoas são acionistas da Vale. Muitas se beneficiam da criação de valor pela companhia. Isso significa que elas foram os fundadores que criaram inicialmente a companhia? Que investiram antes da empresa lançar ações na bolsa de valores? Nāo!
Da mesma maneira que a existência do mercado de ações democratizou o acesso aos investimentos, a tecnologia do blockchain vai permitir que a sociedade alcance resultados ainda melhores para todo tipo de investimento – seja publico ou privado – através de carteiras digitais, cryptomoedas (incluindo stablecoins), plataformas de tokenizaçāo e investimentos pessoa-a-pessoa. Os benefícios sociais de um sistema assim, são massivos.
O que significa “Tokenizaçāo”?
Definição: tokenizaçāo é o processo de emissão de um token no blockchain, que representa digitalmente e legalmente um ativo real.
Em linguagem mais simples: tokenizaçāo é a digitalização de bens e ativos físicos - como uma casa, um carro, uma ação negociada em bolsa de valores, um título de renda fixa, commodities (ex.: agrícolas) etc. – transformando-os em representações digitais que podem ser fracionadas (reduzidas em partes menores) e são facilmente negociáveis, por exemplo, via seu smarthphone.
O processo de tokenizaçāo de imóveis é o meio mais fácil para entender o conceito, porque a grande maioria das pessoas tem alguma relação com o mercado imobiliário, seja como inquilino ou proprietário de um imóvel residencial ou comercial (escritórios).
O investimento no mercado imobiliário depende de vasta documentação em papel, é um processo que consome muito tempo e tem baixa liquidez, quase zero liquidez. Por isso a tokenizaçāo de imóveis tem sido priorizada.
O processo para tokenizaçāo de um imóvel e de outros ativos físicos é semelhante.
Alguns benefícios da tokenizaçāo de ativos físicos
- Aumenta a eficiência, reduz custos (10x) e economiza tempo
- Digitalização e automação dos processos
- Governança (reunião e votação de “acionistas” / cotistas) automática
- Compliance automática
- Eliminação de erros humanos
- Introduz novas capacidades
- Liquidez instantânea (de 0 a 1) e mercado secundário global
- Possibilita trading P2P, wallet-to-wallet sem risco de contraparte
- Permite que o investidor pague em dinheiro ou stablecoins
- Paga os aluguéis e dividendos em dinheiro ou stablecoins
- Propriedade fracionada / democratização dos investimentos
- Facilita o investimento
- Mercado funciona 24x7
- “Ações” / cotas digitais, facilmente transferíveis
- Baixíssimo custo das transações
- Rápida liquidação do investimento
- Aumenta a diversificação e acesso a novos tipos de investidores
- Trás outros benefícios
- Padrões globais e interoperacionalidade
- Internacionalização dos investimentos
- Permite o investimento na maioria das moedas
- Transações registradas em log, transparência e rastreabilidade
A grande mudança de paradigma com a tokenizaçāo é a possibilidade de fracionar os ativos, empresas e fundos, em participações tāo pequenas quanto R$100, levando a democratização dos investimentos.
Ao reduzir o ticket dos investimentos através da fracionalizaçāo, pessoas com renda mais baixa passam a poder investir em imóveis, açōes, obras de infraestrutura etc.
Para aqueles que acham que tudo isso é apenas conceitual, sugiro dar uma olhada nesses links de uma plataforma funcionando a todo vapor em 40 países, a DIGISHARES.
Ou entāo , sugiro ler sobre o fundo de investimentos chamado BUILD, recém lançado pela BlackRock, com “ativos tokenizados” registrados na rede de blockchain Ethereum. O nome BUILD é o acrônimo para BlackRock USD Institutional Digital Liquidity Fund (BUILD, sacou?).
Para os nāo iniciados, RWA ou Real World Assets (em traduçāo livre seria algo tipo, Ativos na Vida Real) é um segmento da cryptoeconomia que envolve “tokenizar” e representar um ativo fisico “onchain”, i.e., no blockchain.
___________________________
Quer uma apresentaçāo para o conselho deliberativo do seu fundo de pensāo sobre o que vem pela frente? Me bate um fio …
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário