domingo, 10 de novembro de 2024

ERROS CONCEITUAIS SOBRE GOVERNANÇA, MUITO COMUNS EM CONSELHOS DELIBERATIVOS DE FUNDOS DE PENSĀO

 



De Sāo Paulo, SP.


Governança tem a ver com direcionar, guiar, traçar o caminho, definir a direção de uma organização. Tem pouco a ver com efetuar, realizar, operacionalizar, administrar a organização.

Quando a governança de um fundo de pensão está perdida, isso pode tornar-se um problema existencial para a organização.

Existem vários equívocos conceituais sobre o que realmente significa governança, nos conselhos de muitos fundos de pensão, inclusive alguns de grande porte. 

Os cinco principais:

1. Governança nāo é compliance e compliance nāo é governança – governança e compliance sāo duas coisas separadas, elas podem se interconectar, se interrelacionar, mas são duas coisas bastante distintas. O conselho deliberativo de um fundo de pensão, que dedica integralmente suas reuniões para supervisionar questões de compliance da administração, está olhando para o funcionamento do carro, sem se preocupar para onde o carro está se dirigindo. Isso se torna um problema quando surge uma curva no caminho.

2. Governança nāo tem só a ver com processos e sistemas – na verdade, governança tem a ver, principalmente, com pessoas e é por isso, que a cultura organizacional / cultura do conselho é crucial para a qualidade da governança de um fundo de pensão. Você consegue inferir o destino de um fundo de pensão ou de qualquer organização, apenas prestando a atenção à cultura de seu conselho deliberativo. Quando as pessoas não ocupam o centro de tudo, as mudanças no cenário social e econômico passam ao largo das decisões que realmente importam e a organização envelhece, sem evoluir.

3. Governança é tanto responsabilidade como prestação de contas do conselho / liderança – porém, governança também é responsabilidade de todos os demais membros da organização, todos somos dirigentes em certo sentido, porque todos nós tomamos decisões que tem consequências sobre o fundo de pensão. Quando o dever de prestaçāo de contas de um conselho deliberativo se limita a elaboraçāo de um belo relatório anual, os participantes conseguem enxergar o passado, mas ficam sem saber o que lhes espera no futuro.  

4. Governança é algo complexo, nāo algo complicado – Na prática, existem poucas relações lineares naquilo que chamamos de governança. “Se você fizer isso, então, acontecerá aquilo”: essa nāo é uma maneira inteligente de pensar como a governança funciona, a governança simplesmente não funciona assim. A governança é exercida em um mundo indisciplinado, caótico e surpreendentemente arbitrário, não em um mundo disciplinado, determinístico e parcialmente aleatório. O conhecimento sobre previdencia complementar é capaz de lidar com situaçōes complicadas, mas apenas a experiência no segmento de fundos de pensāo é capaz de lidar com decisōes complexas.

5. A governança pode ser entendida como uma viagem de carro por uma estrada – definimos o destino e entāo, acompanhamos o trajeto, pedindo ao motorista para justificar os desvios de rota ao longo do caminho. Para se mensurar a governança, no entanto, é necessário uma analise bastante profunda, usando como lentes o funcionamento de sistemas complexos e comportamentos humanos, do contrário, estaremos dando tiro no escuro. 

Meu Deus, eu poderia acrescentar inúmeros outros mitos e equívocos na interpretação do papel da governança em fundos de pensão, mas vou me limitar aos cinco listados acima.

Governança é o elemento mais transformador em qualquer organização, vamos dar uma chance para ela nos conselhos deliberativos dos fundos de pensão?


Grande abraço,

Eder.


Opiniões: Todas minhas | Fonte: “Governance has lost its direction”, escrito por Perrin Carey.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.