sábado, 23 de novembro de 2024

PREVIC BRIGA CONTRA O INEVITAVEL

 


De Sāo Paulo, SP.


A história nos diz que presidentes dificilmente mudam a trajetória dos mercados financeiros, mas parece que os atuais traders de cryptomoedas esqueceram a tradição.

Os mercados adoram uma boa história e a narrativa impulsionando o preço do Bitcoin (BTC) só melhora. O valor do ativo tornou-se parabólico com a eleição de Donald Trump, no início do mês.

Em apenas duas semanas a cotação do BTC subiu 45% e o cobiçado marco de US$ 100 mil, que todos apostavam que seria atingido no fim do ano, repentinamente, deixou de ser considerado excessivamente ambicioso.

Na quinta-feira passada o BTC chegou perto de US$ 99.000 pela primeira vez na vida (grafico abaixo), colocando o cryptoativo na trajetória de um retorno de três dígitos, superior a 100%, pelo segundo ano consecutivo (grafico subsequente).



Desconsiderando o boom na demanda por ETFs de Bitcoin e o FOMO - Fear os Missing Out (que em português seria algo tipo “medo de ficar para trás”) dos investidores institucionais e do varejo, a comunidade de cryptoativos plotou três novos pontos no gráfico da trajetória ascendente dos ativos digitais:

1.    Gary Gensler, o xerife da CVM americana, a SEC - Securities and Exchange Commission, anunciou que deixará o cargo no dia 20 de janeiro de 2025

Esse primeiro ponto marca uma vitória do segmento de ativos digitais em geral, porque abre a porta para um novo chefe do órgão, favorável a uma regulamentação mais amigável. Gensler, assim como estamos vendo acontecer com a atual liderança da PREVIC no Brasil, se mostrou contrário às novas classes de ativos digitais. O próprio Trump havia dito durante a campanha, que substituiria Gensler na primeira oportunidade. Essa havia sido uma de suas muitas promessas ao se colocar como o candidato dos cryptoativos.

2.    Pesos-pesados do segmento de cryptoativos ocuparão assento no conselho de Trump

Em relação ao segundo ponto, a Bloomberg reportou em primeira mão, que o novo governo vem discutindo com profissionais do segmento de ativos digitais a potencial criação de uma posição na Casa Branca dedicada inteiramente às políticas de crypto. O cargo, inédito, apelidado de “Czar dos Cryptoativos”, seria os olhos e ouvidos do presidente e interviria na regulamentação da economia dos ativos digitais. Altos executivos da Coinbase e da Binance – duas das maiores corretoras de crypto do mundo – teriam se reunido com Trump essa semana.

3.    Uma senadora dos EUA propôs um plano estratégico para o tesouro americano vender ouro e comprar Bitcoin

Unindo os pontos acima, a Senadora Cynthia Lummis começou a se movimentar. Em uma entrevista para a CNBC na quinta-feira passada ela propôs converter os Certificados de Ouro do Federal Reserve, o Banco Central Americano, em Bitcoin, para criar um estoque estratégico de BTC a ser mantido por 20 anos.

Devido à forma como o bitcoin tem se valorizado desde o início, este seria um ativo que ajudaria a fortalecer o dólar americano como a moeda de reserva mundial”, disse a senadora, acrescentando que ajudaria a reduzir o deficit do tesouro “significativamente”.

Ainda não se sabe se tudo isso vai acontecer conforme pretendido, mas uma coisa é certa, investidores institucionais mundo afora vem aumentando a exposição dos portfolios ao Bitcoin por meio de ETFs, adquirindo essa e outras criptomoedas diretamente ou investindo em empresas como a MicroStrategy, que estão comprando Bitcoin.

Nas palavras de Rick Wurster, o novo CEO da Charles Schwab, um gigantesco banco de investimentos americano:

As cryptomoedas certamente chamaram a atenção de muita gente, que ganharam muito dinheiro ao voltarem o olhar para elas. Eu não comprei nenhuma cryptomoeda e agora, me sinto um tolo”

É difícil saber o que se passa na cabeça do chefão da PREVIC para ter uma resistência tão grande aos cryptoativos nesse momento da historia e querer impedir os fundos de pensāo das Terras de Cabral de investir em ETFs e fundos lastreados em cryptomedas.

Mas: i) considerando que os fundos de pensāo de varios paises já investem em crypto - tanto direta, como indiretamente; ii) considerando, também, que qualquer investidor nāo-qualificado (pessoa fisica) pode comprar no Banco do Brasil, cotas de fundos de investimento atrelados a cryptomoedas; e iii) considerando, ainda, que a maior potência econômica do planeta aponta para um futuro promissor para os cryptoativos, nāo consigo deixar de pensar numa frase que ilustra bem o que pode estar acontecendo no Brasil:

“Se você é o único a manter a calma, enquanto todos à sua volta estão desesperados, é sinal de que você não entendeu bem o problema ...”

Grande abraço,


Eder.


Opiniōes: Todas minhas| Fonte: “The inevitable round number”, escrito por Phil Rosen.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.