sábado, 16 de novembro de 2024

ESQUECE ENTIDADES ABERTAS, VEJA COM QUEM OS FUNDOS DE PENSĀO ESTĀO COMPETINDO PARA ATRAIR OS JOVENS



De Sāo Paulo, SP.


Revolut, para os nāo iniciados, é uma fintech criada em 2015 com sede em Londres. Eles têm hoje mais de 45 milhões de clientes espalhados pelo mundo.

Por que uma fintech, sem agências físicas, estaria apostando em máquinas inéditas – iguais aquelas que vendem refrigerantes – para distribuir gratuitamente cartões de débito?

Depois de colocar as máquinas nos aeroportos de Roma, Milāo, Helsinki, Porto e Bruxelas, agora foi a vez de pôr uma na Universidade Nacional de Singapura.

Basta seguir as instruções: assim que o envelope que contém o cartão é “cuspido” pela máquina, a pessoa usa o celular para ler um QR code e abrir uma conta corrente no Revolut.

O passo final é conectar o novo cartão à conta que acabou de ser aberta, tudo feito no smartphone, em poucos minutos. A parceria do Revolut com a Visa dá acesso dos clientes à uma rede de +100 milhões de pontos comerciais em mais de 200 países.



Investir em cartões e máquinas físicas pode parecer uma contradição para um banco digital como o Revolut, ainda mais na era da cryptoeconomia, na qual as barreiras físicas estāo sendo destruídas. Contudo, faz sentido, por dois motivos:

  1. Os hábitos de compra dos consumidores mudaram muito nos últimos anos; e
  2. As gerações mais jovens não apenas são mais difíceis de atrair, como possuem exigências especiais (ex.: sustentabilidade, personalização) que os diferencia de outros segmentos de consumidores.

Pesquisas feitas pela Visa mostraram que 40% dos consumidores da Geração Z – nascidos entre 1997 e 2010 – disseram que conveniência é um fator crucial para determinar que produto eles usam para fazer pagamentos.

O mesmo percentual de jovens indicou, também, que melhores recompensas e ofertas são incentivos suficientes para eles mudarem de alternativa de método de pagamentos – leia-se, mudar de banco ou de administradora de cartão.

Ser capaz de atender essas mudanças nas preferências requer abordagens diferentes das ordinárias e um bom exemplo foi dado pelo Revolut com os estudantes de Singapura.

Ao colocar as máquinas que entregaram cartões de débito na maior universidade de Singapura, o Revolut busca tornar a gestão financeira mais acessível para um segmento de clientes (estudantes), fazendo abrir uma conta tão fácil como tomar um refrigerante.

Estudantes com menos de 21 anos de idade, geralmente, são mal atendidos e nāo sāo o foco das instituições financeiras tradicionais – acontece o mesmo com trabalhadores de baixa renda, no caso dos planos de previdência complementar.

Atraves do Revolut, eles passaram a poder ter seu próprio cartão de débito e por meio dele, acessar uma variedade de ferramentas de gestão do próprio dinheiro.

As soluções oferecidas pela conta corrente do Revolut ajudam a jornada financeira dos jovens desde o início, fornecendo educação financeira e ferramentas para elaboração do orçamento pessoal e disponibilizando “analytics” (análise de dados) dos pagamentos locais e internacionais.


Credito de Imagem: Revolut | Nova sede no distrito de Canary Wharf, Londres


Alguns dos muitos recursos oferecidos pelo Revolut, que os estudantes consideram uteis, poderiam inspirar os fundos de pensão a tornar a previdência complementar acessível para todos, principalmente os trabalhadores de baixa renda:

Melhorar a administração dos pagamentos no dia a dia

  • Receber e enviar dinheiro localmente e/ou internacionalmente – seja rachando a conta de um jantar com os amigos ou recebendo $$$ dos pais (localmente ou do exterior), isso pode ser feito com um click no Revolut
  • Elaborar orçamento com análises inteligentes – os usuários podem criar categorias de gastos e ficar por dentro de para onde o dinheiro está indo, recebendo notificações que comparam seus gastos realizados com os orçados e análises inteligentes de tendencia de gastos.
  • Poupar enquanto gastacashback de até 5% nos gastos com suas marcas favoritas, configurado no app que é conectado com as lojas.

Gastar como um cidadão local enquanto viaja para outros países

  • Sem taxas de cambio desnecessárias – O Revolut oferece compra de moedas estrangeiras com taxa zero em dias uteis para compra de cambio até US$ 5 mil por mês no plano básico.
  • Melhores cotações de moeda estrangeira – Os usuários podem trocar moeda estrangeira com cotações competitivas, armazenar até 34 moedas estrangeiras no app e gastar em mais de 150 moedas pelo mundo.
  • Segurança na ponta dos dedos – Os usuários podem congelar instantaneamente seu cartão atraves do app, seja em caso de perda ou de transações suspeitas. Também podem gerar um cartão digital descartável, para uso em uma única transação, usando-o numa carteira digital no celular, numa loja física ou online.

Credito de Imagem: Revolut


Educação financeira e começo da jornada de investimentos

  • Ensinando a investir em ações – Falta de conhecimento é a grande barreira de entrada, impede os jovens de tomar boas decisões de investimentos para atingir objetivos de longo prazo. O Revolut promove a “alfabetização financeira” dos jovens oferecendo no app módulos educacionais cobrindo o básico sobre investimento em ações.
  • Investimento de longo prazo a partir de US$ 1 – Jovens investidores (também vale para trabalhadores de baixa renda) começam sua jornada financeira de longo prazo com recursos limitados. O Revolut oferece +1.000 ações e ETFs no cardápio de escolhas, sem falar na opção de investi om o app em ouro, prata e outras classes de ativos, inclusive Crypto.

Produtos como o do Revolut e de tantas outras fintechs que se multiplicam na era da economia digital, nāo apenas ajudam os jovens a administrar o dinheiro deles de modo mais eficiente, mas também fornecem educação sobre investimentos e poupança de longo prazo para as novas gerações.

Aí eu te pergunto: 

"você acha que esses jovens serão clientes fieis das fintechs que os ajudaram e apoiaram desde o inicio da jornada financeiras deles ou colocarão as fichas nos planos de previdência corporativos das empresas nas quais ficam poucos anos"?

Apostar na atracão de jovens, “nativos digitais” é um investimento que os fundos de pensāo estariam fazendo nāo só no presente, mas no futuro também.

Espero que os conselheiros dos fundos de pensāo não se limitem a ler sobre essas inovações. Espero que entendam, também, o que está por trás disso tudo.

Grande abraço,

Eder.


Opiniões: Todas minhas | Fonte: “Revolut launches first-of-its kind vending machine dispensing free debit cards, located in NUS”, escrito por The Digital Banker.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.