terça-feira, 28 de janeiro de 2025

O QUE OS FUNDOS DE PENSĀO DA TERRA DE CABRAL PODEM APRENDER COM OS BANCOS INCUMBENTES DA TERRA DE SUA MAJESTADE?



De Sāo Paulo, SP.


Porque os grandes bancos falham, uma vez atrás da outra, ao tentarem desenvolver inovações disruptivas com o uso de tecnologia de ponta?

O fechamento do Zing pelo HSBC – que vai acabar se transformando em estudo de caso nos cursos de MBA – ajuda a explicar as barreiras enfrentadas por fundos de pensāo para inovar.

O HSBC nāo foi o primeiro “bancāo” tradicional que tentou vencer as fintechs atuando no mesmo campo delas e nāo conseguiu. Certamente, não será o último.

O que aconteceu

Um ano atrás o HSBC lançou no Reino Unido um app chamado Zing, para competir com Revolut e Wise nas operações de transferência internacional de dinheiro.

Se Revolut e Wise sāo capazes de atrair milhões de clientes por causa dos serviços de pagamento em moeda estrangeira que oferecem, por que o HSBC - que é um banco global - não poderia replicar tal sucesso?

Os desafios que o HSBC queria resolver eram simples:

1. As reclamações sobre a falta de transparência nas altas margens cobradas nas operações de cambio, eram comuns, até então; e

2. O Reino Unido era o primeiro mercado a ser testado com um projeto que tinha ambições globais.

Mas as coisas não aconteceram conforme o esperado e tudo deu errado:

  • Tempo de desenvolvimento: o tempo planejado para desenvolver a inovação fugiu do estimado e os custos idem. O HSBC levou 2 anos e gastou mais de £$150 milhōes até conseguir lançar a solução, em janeiro de 2024;

  • Sem teste piloto: nāo houve um MVP, nāo foi feito um processo de T&E (tentativa & erro), nāo foi conduzido um teste piloto e nāo havia im Plano B. Gastaram todo aquele tempo e dinheiro num esforço de construir algo que os competidores já estavam oferecendo;

Nota: MVP ou Mínimo Produto Viável, é uma versão inicial de um produto que contém apenas as funcionalidades essenciais para funcionar e ser lançado no mercado. Permite coletar dados importantes e possibilita a identificação dos pontos de melhorias que devem ser trabalhados. Ou seja, permite a validação do conhecimento sobre os consumidores e sua reação sobre os diferenciais do produto, seja ela qualitativa ou quantitativa. Visa minimizar o tempo de aprimoramento de um novo produto até a versão final e aumentar as chances de criar uma solução realmente valiosa para as pessoas.

  • Ficaram para trás: enquanto o HSBC estava desenvolvendo algo que já era oferecido no mercado, os competidores estavam progredindo em escala e produto. O mercado nāo espera por ninguém;

  • O problema das organizações já existentes: conforme acontece frequentemente em grandes empresas – especialmente bancos, mas fundos de pensa9o nāo estão imunes – a politicagem interna entra no meio. O executivo sênior que estava por trás do projeto saiu do banco e a isso deixou o projeto sem um “patrocinador” e com recursos limitados;

  • Falta de agilidade de organizações complexas: o Zing nunca funcionou, efetivamente, desatrelado da estrutura do HSBC. Você nāo constrói uma fintech sem sua principal vantagem competitiva: agilidade e flexibilidade;

  • Compliance eterna: rígidas exigências de compliance impuseram barreiras forçando uma mudança de foco da expansão internacional para o atendimento de apontamentos da auditoria;

  • Estratégia capenga: apesar da ambição internacional, não havia uma estratégia clara e alinhada dentro do HSBC para operação do Zing: quais mercados e em qual velocidade?

  • Torrando dinheiro: O Zing estava gastando $$$. Os 30.000 clientes que tentou atrair nos 6 primeiros meses, correspondiam a um custo de atração de £$ 5.000 por cliente. O pagamento de £$ 30 por indicação (limitado ao total de £$ 600) tornou o custo de atracão ainda maior.

  • Projetos concorrentes: conforme acontece com frequência, outros projetos rivalizavam com o Zing, levando a perda de direcionamento. Por exemplo, em novembro de 2024 o HSBC anunciou uma parceria com a plataforma de pagamentos internacionais Dandelion, para oferecer transferências off-shore em tempo real.

Os fundos de pensão que estiverem aspirando o desenvolvimento de inovações disruptivas, deveriam anotar o seguinte:

(a) Lance rápido, com um MVP, faça um piloto, teste o produto e o aprimore;

(b) Não construa tudo sozinho, pelo menos no início, alavanque-se com parcerias;

(c) Mantenha a fintech fora da estrutura da organização principal;

(d) Resolva os problemas. Nāo os seus, os dos clientes;

(e) Seja claro quanto ao valor agregado;

(f) Defina o que será sucesso e conecte isso com a estrategia

Os exemplos de insucesso sāo muitos (figura abaixo):



Grande abraço,

Eder.


Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “Why do incumbent banks fail, time and again, in exactly the same areas“, escrito por Panagiotis KriarisPanagiotis Kriaris.


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