Cryptoativos, inteligência artificial, exploração espacial, robótica, computação quântica … vivemos uma era sem precedentes em quantidade, abrangência e profundidade das inovações.
No setor de fundos de pensão brasileiro muita gente tem dificuldade de entender os benefícios das inovações para a sociedade e vêm resistindo à chegada da cryptoeconomia, privando os planos de previdência complementar de investir em cryptomoedas como Bitcoin, Ether, Solana, XRP e outras.
Vai aqui uma ajudinha sobre os benefícios das inovações para a sociedade visando, quem sabe, lançar alguma luz e iluminar as mentes que resistem às inovações.
1. Novas oportunidades: Inovações representam uma solução para estagnação e monotonia.
2. Desenvolvimento pessoal: O cérebro é estimulado a pensar criativamente e buscar ideias nāo convencionais. Ideias inovadoras inundam o cérebro, inspirando a criação de algo distinto e especial. Como consequência, melhoram a capacidade de concentração, imaginação, memória e pensamento lógico.
3. Desenvolvimento tecnológico: Inovação nos permite encontrar melhores abordagens para atingir nossos objetivos. Nos ensina a usar os recursos de modo mais eficaz.
4. Produtos e serviços superiores: As necessidades dos clientes são levadas em consideração quando novos produtos e serviços são desenvolvidos, seja tornando-os mais amigáveis aos usuários, mais convenientes ou fornecendo uma vantagem extra.
5. Prevenção contra ameaças: Inovação gera novas oportunidades sem fazer mal a sociedade. Inovação corporativa inspira as pessoas a tentar métodos originais, sem os quais a produtividade cai e o ambiente de trabalho sofre terrivelmente quando os processos se tornam rotinas.
A melhor maneira de encorajar inovação é através de colaboração e trabalho em equipe. Nenhuma pessoa individualmente, seja no governo ou em um fundo de pensão, tem todas as informações necessárias, experiência ou até perspectiva para lidar com todos os cenários de negócios.
O benefício do conhecimento e das experiências dos outros é fundamental para avançarmos. Quer alguns insights incríveis para saber se o seu fundo de pensão precisa começar um processo de inovação?
Como saber se seu fundo de pensão precisa inovar?
O conceito de inovação está se tornando mais e mais persistente dentro das organizações e há vários anos tem sido tema de eventos, webinars e congressos no ecossistema de fundos de pensão.
Inovação não é relevante apenas para entregar novos produtos e serviços, mantendo a competitividade de um fundo de pensão num mercado que se abre aos planos individuais, mas também para se ter um impacto positivo no crescimento das receitas para fazer face ao custeio administrativo.
Um estudo da Sloan, escola de negócios do MIT, baseado numa amostra de 154 empresas, mostrou uma correlação positiva entre o numero de ideias inovadoras adotadas por uma organização e seu resultado financeiro em termos de crescimento de receitas e lucro.
Outro aspecto crucial sāo as mudanças constantes no mercado de previdência complementar, que tornam necessário a um fundo de pensão se adaptar rapidamente às mudanças que ocorrem nas necessidades dos participantes.
No entanto, a lacuna entre aspiração e realização nunca foi tāo grande, o que nos leva às seguintes perguntas:
Quais são os obstáculos que impedem os fundos de pensão de inovar? Seria a falta de entendimento do que significa inovação? Qual a real necessidade de inovar?
Vamos dar uma olhada mais de perto nos principais elementos que ajudariam o conselho deliberativo e a diretoria a entender se um fundo de pensão precisa ou não inovar e qual a melhor maneira de fazê-lo.
Definindo o que é inovação
A palavra inovação pode ter diferentes significados para um fundo de pensão e até mesmo para cada área dentro da organização. Se um significado específico não tiver sido definido internamente, então será muito difícil compreender qual inovação é necessária e quais novas ideias devem ser consideradas relevantes para o sucesso do negócio.
Muitas ideias e conceitos originais nascem da colaboração entre diferentes gestores trabalhando dentro de uma organização, mas nem todas vale a pena incluir na estratégia e processos de inovação.
Não é incomum empregados se frustrarem quando uma inovação que eles propõem deixa de ser considerada. Uma das razões para isso acontecer é que os empregados têm entendimentos diferentes sobre inovação e portanto, medem a performance do fundo de pensão considerando variáveis distintas.
Além disso, se os objetivos futuros do fundo de pensão não estão claros para todos os empregados, eles se sentem confusos em quais passos devem ser dados.
Ao indentificar os pontos fracos do negocio e as áreas onde investimentos futuros são necessários, se torna muito mais fácil para os stakeholders entenderem onde colocar tempo e energia e qual abordagem adotar para o desenvolvimento de novas ideias.
Definir a palavra inovação e alinhar os stakeholders torna claro para o fundo de pensão se ele está se movendo em direção à inovação ou apenas mantendo uma posição estática no ecossistema.
Diferentes tipos de inovação
Inovação nem sempre tem a ver com o desenvolvimento de um novo produto/serviço ou melhoria dos existentes.
Existem três tipos principais de inovação;
- Inovação de produto/serviço – lida com o desenvolvimento de um novo produto/serviço ou a melhoria de um já existente;
- Inovação de processo – lida com a melhoria de um aspecto operacional para tornar processos mais eficientes;
- Inovação de negócios – lida com a remodelação da estratégia ou do papel do negócio no setor.
Os fundos de pensão podem inovar processos (é o que a maioria tem feito), mas se deixarem passar as oportunidades de inovar produtos/serviços ou o proprio negócio, isso representará um grande atraso.
Alinhando todos os níveis
Comunicação não se refere apenas a execução das atividades, mas também em deixar claro os diferentes problemas que ocorreram e encontrar um meio de resolvê-los.
Existem problemas que apenas os empregados sabem, problemas que os gestores e líderes sabem e problemas que somente a diretoria executiva e o conselho reconhecem. Portanto, todos os stakeholders do fundo de pensão precisam manter estreita comunicação para compartilhar essas barreiras e descobrir se elas requerem inovação ou se podem ser resolvidas atraves de simples reorganização.
Agora é a sua vez de responder. Você sabe quais são as dificuldades, e obstáculos em cada área do seu fundo de pensão? Sabe se são causadas pela falta de inovação de produtos/serviços, processos ou do negócio?
Ajuda externa e conselheiros profissionais
Você não consegue fazer tudo sozinho. Ninguém consegue!
Uma premissa comum dentro dos fundos de pensão é pensar que toda inovação precisa vir de dentro e ser entāo ser implementada. Essa é uma das maiores barreiras para inovação.
Estar aberto à ajuda externa pode levar a descoberta de oportunidades ocultas. Tem a ver com o desenvolvimento de novas ideias para produtos e serviços, saber o que está acontecendo no mercado, o que os outros players de previdência complementar estāo fazendo e quais são as novas tendencias.
Esse tipo de conhecimento, entretanto, não pode ser obtido simplesmente reunindo as pessoas internamente e fazendo brainstorming.
Sāo necessárias ferramentas externas e os conselheiros profissionais podem ajudar muito a preencher essas lacunas.
Na sua opinião, quais são os obstáculos que impedem os fundos de pensão atualmente de inovar?
Grande abraço,
Eder.
Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “How can you tell if your company needs to innovate?” escrito por Novable.
Nenhum comentário:
Postar um comentário