De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Artigo da revista “Pensions Expert” defende o uso de ferramentas que permitam uma tomada de decisão profissional na aceitação de novas patrocinadoras. Convênios de adesão, em geral, são encerrados por: aquisição da patrocinadora, quebra da empresa, transferência para outro fundo de pensão ou término do plano. Todas custosas, com perda de receita e impacto nos investimentos dos fundos de pensão, por isso, seria papel fiduciário dos conselhos, além de componente importante da adesão, avaliar a saúde financeira da patrocinadora no longo prazo.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O futuro do trabalho e a transformação do setor levarão à mudanças estruturais nos fundos de pensão no longo prazo. Durante as múltiplas décadas da vida de um plano de previdência, a saúde e natureza da patrocinadora mudarão. Potenciais patrocinadoras deveriam, portanto, ser avaliadas de maneira mais estratégica.
CONCLUSÃO:
Faz sentido. Aceitar qualquer patrocinadora é o caminho certo para problemas futuros. Vi isso acontecer nos anos 90 no antigo fundo multipatrocinado de um banco francês e por conta disso um banco brasileiro está tendo dor de cabeça até hoje.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Trustees should monitor sponsor longevity when assessing covenant, escrito por Benjamin Mercer
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