De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Os juros pagos pelos títulos do tesouro nacional nunca foram tão baixos e não é só aqui. Nos EUA os títulos públicos com vencimento em 10 anos, descontada a inflação, estão pagando -1,11% (gráfico da fig.). Os títulos nominais do banco central europeu pagam -0,5%. Os bancos centrais estão incentivando o risco e punindo a poupança de longo prazo em níveis nunca vistos.
POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE:
Da mesma forma que o FED americano, nosso BACEN não pratica juros nominais negativos como vem ocorrendo em muitos países. Porém, a expectativa de inflação crescente significa possível perda real para investidores como fundos de pensão, igualzinho aos juros negativos. A política de “Quantitative Easying” e o pagamento dos auxílios financeiros na pandemia são muito mais inflacionários do que se pensa e vão chicotear os fundos de pensão quando a economia reabrir.
CONCLUSÃO:
A pressão nos preços de mercadorias, bens e serviços já começou, liderada pelo tarifaço do governo de São Paulo. É uma questão de tempo bater nos juros e investimentos de longo prazo, vai acontecer rápido e sem aviso.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: "1 big thing: A new low in the war on savers", escrito por Dion Rabouin do Axios Markets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário