De São Paulo, SP.
A Geração Alpha é o grupo demográfico que vem logo após a Geração Z (gráfico acima).
Nascidos a partir de 2010 até 2025, os filhos dos Milênios são a primeira geração nascida integralmente no Século XXI.
Os Alpha estão sendo criados num momento de confluência de uma série de eventos históricos: uma pandemia em fase final, uma crise econômica de grandes proporções - com inflação gigantesca e um ponto de inflexão de uma série de avanços tecnológicos como inteligência artificial, blockchain e cryptoativos.
Todos esses elementos exercem forte influência na maneira que seus pais os educam e os preparam para a vida adulta – e sobre a visão de mundo dessa garotada.
Um estudo intitulado “A Brand’s Guide to Gen Alpha”, feito pela Morning Consult com 2.000 pais de crianças com idades entre 0 e 9 anos e outros 1.000 pais de jovens com idades abaixo de 18 anos, ajuda a entender o comportamento da Gen Alpha e a projetar o impacto futuro sobre diversos aspectos econômicos e sociais, por exemplo:
Os pais acreditam que os Alpha se darão melhor do que eles financeiramente, mas não em termos de saúde mental – pode colocar isso na conta do Covid-19
A vida dos Alpha hoje é profundamente digital, 54% deles têm um tablet e o futuro deles aponta para a realidade virtual
Os Alpha já estão influenciando os hábitos de compra dos pais, especialmente em relação a comidas, bebidas e o destino das viagens em família
Os pais da Gen Alpha estão preocupados com sua saúde financeira, devido ao impacto da recessão sobre seu estilo de vida, com desdobramentos sobre o futuro dos filhos.
Resultados que interessam para a previdência complementar
Os pais dos Alpha estão procurando aconselhamento financeiro sobre a melhor forma de preparar seus filhos para que sejam financeiramente bem-sucedidos.
Se por um lado a maioria procura ajuda entre parentes e amigos (42%), o que chamou minha atenção foi a quantidade de pais que busca esse tipo de apoio pesquisando diretamente na Internet (26%), por meio de apps de planejamento financeiro (23%), mídias sociais (19%) ou através de robot advisors e corretores de valores online (13%) - Gráfico a seguir.
Isso é importante porque meros 16% dos pais da Gen Alpha procuram suas empresas para obter orientação financeira sobre como poupar para o futuro de seus filhos, enquanto a maioria vai à luta sozinho na web ou via celular.
Extrapolando esse resultado para o Brasil, significaria dizer que os planos família - criados por muitos fundos de pensão - teriam que ultrapassar a barreira da comunicação, marketing e tecnologia para aparecer no radar dos pais da Gen Alpha (os Milênios) como opção preferencial de poupança para o futuro de seus filhos.
Outro resultado interessante para o segmento de previdência complementar são os 74% de pais que abriram ou planejam abrir uma conta de poupança para seus filhos da Gen Alpha.
Os 37% que já abriram uma conta visando poupar para o futuro de seus filhos, o fizeram quando o filho tinha menos de 4 anos de idade e os outros 37% que planejam abrir, estão pensando em fazê-lo quando o filho tiver 10 anos ou mais.
Novamente o que chamou minha atenção foi o fato de 7% dos pais que abriram uma poupança para o futuro dos filhos terem feito através de uma conta de previdência, percentual que sobre para 22% dentre aqueles que disseram planejar fazê-lo.
Trocando em miúdos, quando se trata de poupar para o futuro dos filhos existe um gigantesco potencial para oferta de planos de previdência complementar a partir do nascimento, pois a consciência dos pais da Gen Alpha já existe.
Nota: IRA em inglês significa Individual Retirement Account e são equivalentes a um PGBL, VGBL ou plano instituído aqui da Terra de Cabral.
Finalmente, os pais da garotada têm começado a educação financeira dos filhos cada vez mais cedo, introduzindo conversas sobre como gastar dinheiro, poupar, sobre os diferentes tipos de dinheiro (em papel, cartão de crédito e cheque), como pagar por suas compras na loja física e até explicando os diferentes tipos de moeda digital.
A Gen Alpha terá um sólido conhecimento sobre finanças. Talvez pelo fato dos pais, os Milênios, terem passado pela grande crise financeira mundial de 2008 e hoje estarem enfrentado outra turbulência no cenário econômico mundial, eles estão criando os filhos com bastante atenção para a segurança financeira futura.
Ainda falta pouco mais de uma década, mas quando os Alpha finalmente entrarem no mercado de trabalho, eles já terão equacionado suas poupanças de longo prazo sem que para isso precisem de fundos dos pensão. A cada ano que passa as empresas contribuem com menos $$$ para seus planos corporativos, não com mais, fazendo esvanecer uma das maiores vantagens para alguém participar de fundos de pensão.
Quando os moleques e molecas da Gen Alpha se tornarem financeiramente independente dos pais, eles terão forte preferência pelas marcas que admiram.
Se as organizações de previdência complementar não começarem a construir marcas que se conectem com a Gen Alpha, que se alinhem com os propósitos deles, nem sejam por eles admiradas, se não oferecerem vantagens competitivas em relação às demais alternativas de poupança de longo prazo .... babau.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: A Brand’s Guide to Gen Alpha, escrito por Morning Consult
Nenhum comentário:
Postar um comentário