terça-feira, 25 de março de 2025

O QUE EU TERIA FEITO 10 ANOS ATRÁS, COM O DEFEITUOSO SISTEMA DE SOM DO NISSAN X-TERRA DA FAMILIA

 


De Sāo Paulo, SP.


Por volta de 2015 o sistema de som que veio de fábrica em um Nissan X-Terra, comprado muitos anos antes, apresentou defeito.

Levei a uma concessionaria autorizada e fui informado que eles não consertavam o aparelho porque era produzido por terceiros e não diretamente pela Nissan.

Não tive alternativa a não ser substituir o aparelho por um novo, pois nem marca o sistema de som tinha para poder recorrer ao respectivo fabricante.



Essa semana li um artigo do dono de um carro nos EUA que teve o mesmo tipo de problema, só que com o carro de outra marca japonesa.

Consta que a fabricante do carro apresentou um orçamento de US$ 10.000 para substituir o sistema de som defeituoso por um novo. Com uma assinatura de US$ 20 do ChatGPT, o dono conseguiu resolver o problema em 48 horas.

O carro era antigo, estava fora da garantia, o sistema de som estava quebrado e durante anos o fabricante não respondeu os e-mails do proprietário.

Até que o proprietário comprou uma assinatura mensal do ChatGPT e tudo mudou.

Passo 1 ...

Primeiro, o ChatGPT foi alimentado com a legislação genérica sobre manutenção de acessórios automotivos, garantias de fábrica e com o código de defesa do consumidor. O comando (prompt) para o GPT foi:

“Leia tudo isso e guarde nesse seu cérebro digital”.

Passo 2 ...

Então, o proprietário fez o upload no GPT dos termos e condições da garantia específica do fabricante do carro - com todas aquelas letrinhas miúdas. Acrescentou todas as trocas de e-mail com o fabricante do carro, que ele havia documentado, sobre o problema do sistema de som e enviou o seguinte comando para o GPT:

“Compare tudo isso e me mostre o que eles estão imaginando que eu seja burro demais para perceber”

Passo 3 ...

A partir daí, jogou o problema para a esfera internacional, com o seguinte prompt:

“Desenterre processos judiciais, ações coletivas, vitórias em tribunais... qualquer coisa envolvendo o sistema de infoentretenimento / áudio do meu carro nos últimos anos”

Passo 4 ...

Forneceu, então, o seguinte comando para o GPT:

“Digamos que você seja o advogado mais famoso do país envolvendo direitos do consumidor. Você nunca perdeu uma causa. Escreva um rascunho de e-mail que vai estragar o dia deles (fabricante do carro)”

Passo 5 (final) ...

Dando um toque final partiu para o cenário de caos, dando o seguinte comando para o GPT:

“Refaça o email como se você fosse um estudante de direito escrevendo as 2:00 horas da manhã, cheio de raiva, privado de sono, que vive em casa, e só come macarrão instantâneo”

Fez copy – paste do texto final fornecido pelo GPT e enviou para o setor de atendimento a clientes do fabricante.

Passadas 48 horas, recebeu um telefonema:

“Olá, David, revisamos seu caso. Favor entrar em contato com James, na matriz da empresa. Vamos trocar seu sistema de som ... sem custo”

O ChatGPT passou no exame da OAB e o cliente nem precisou pagar altos honorários. Resolveu o problema sem advogado, sem tribunais, sem drama. Apenas com uma assinatura de IA por US$ 20, um Iphone e alguns prompts.

Algumas pessoas usam o ChatGPT para escrever belos posts no LinkedIn. O cara da história acima o usou, literalmente, para economizar US$ 10.000 que uma montadora de automóveis tentou cobrar dele por algo que não valia tudo isso.

Você não precisa de advogados, você só precisa dos comandos (prompts) certos. As vezes não adianta ficar escrevendo uma mensagem educada atras da outra, para os serviços de atendimento a clientes.

Escreva algo que eles não deixarão de ler, nem de resolver.

Pense nisso.

O meu X-Terra já passei adiante, com dor no coração, foi um dos melhores carros que tive. O novo dono herdou um sistema de som novo (foto abaixo), da marca Pioneer. O sistema velho, defeituoso, ficou comigo de lembrança



Grande abraço,

Eder.


Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “LinkedIn Post”, escrito por Dave Diamond.


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