sábado, 22 de março de 2025

A QUANTAS ANDA A ADOÇĀO DE IA PELOS FUNDOS DE PENSĀO?

 



De Sāo Paulo, SP.


Na Terra de Cabral sobram institutos de pesquisa eleitoral, mas faltam estatísticas de todo o resto. Na Terra de Sua Majestade, nāo.

Uma pesquisa feita no Reino Unido pela SSP - Society of Pension Professionals (em tradução seria algo tipo Associação dos Profissionais dos Fundos de Pensāo), mostra que está bem disseminado o uso de IA nas atividades dos fundos de pensāo.

No estudo feito com os membros da SSP, entre eles conselheiros, atuários, gestores de investimentos, administradores de planos e advogados, 87% deles disseram que seus fundos de pensão já estāo fazendo uso de IA.

Importante notar um detalhe, mais de três quartos (77%) disseram que a IA esta sendo usada em somente 1% a 5% dos serviços.

De acordo com os resultados, cerca de 61% dos respondentes disseram que o aumento da velocidade foi um dos principais benefícios da IA, enquanto outros 26% disseram que o benefício da IA foi a redução de custos.

Benefícios adicionais, apontados pelos respondentes como resultado do uso de IA pelos fundos de pensão, incluem a capacidade de analisar padrões em grandes conjuntos de dados, de identificar dados incomuns para permitir que os problemas sejam gerenciados desde o início, permitir a escalabilidade e maior personalização.

Por outro lado, a pesquisa descobriu que 65% dos profissionais dos fundos de pensão apontam a falta de acurácia (falta de precisão) como sendo o maior risco ao se incorporar a IA no dia a dia. Outros 6% citaram preocupação com a proteção de dados e com a segurança cibernética. Mas há quem não veja risco significativo se o uso de IA for bem gerenciado, esses foram 19% dos respondentes.

Quando perguntados se o uso de IA aumentará ao longo da próxima década, a pesquisa revelou que 41% dos profissionais dos fundos de pensão esperam que a IA seja usada em 10% a 20% dos serviços e outros 41% estimam que seja usada em metade (50%) dos serviços. Os restantes 18% acham que a IA estará presente em mais de 50% dos seus serviços, nos próximos dez anos.

No entanto, os respondentes também disseram que pode haver uma serie de barreiras impedindo o aumento da adoção de IA pelos fundos de pensão, com 39% mencionando o “nervosismo organizacional” como maior obstáculo, 13% citando o custo de adoção e integração e 3% citando preocupações regulatórias.

Por fim, 29% disseram não haver barreiras significativas para a disseminação na adoção de IA pelo setor.

Seria útil saber o que dizem os profissionais dos fundos de pensão Tupiniquins sobre a adoção de IA em seu trabalho hoje e como preveem que essa adoção evolua no futuro.

Às vezes o entusiasmo por novas tecnologias é consideravelmente maior do que os benefícios percebidos, mas isso só os britanicos identificaram com pesquisas.

Grande abraço,

Eder.


Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “Industry adoption of AI 'widespread', says SPP”, escrito por Martin Richmond.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.