De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Primeiro foi a Volvo que já a partir de 2030 deixará de produzir carros movidos a combustíveis fosseis. Agora é a GM. Em breve todas as montadoras só fabricarão carros elétricos ou a hidrogênio. No webinar “DC pensions in an ESG-focused world” da revista “Pensions Expert” ficou claro que a “chapa vai ficar quente” p/ os fundos que não adotarem ESG ou seguirem fazendo “green-washing”.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Já se discute a possibilidade de conselheiros serem responsabilizados pelo não cumprimento do dever fiduciário, nos fundos que deixarem de levar em conta aspectos ESG. A crise hoje é de confiança. Como combater? Fazendo disclosure nos relatórios anuais dos riscos de seus portfolios decorrentes das mudanças climáticas seguindo o TFCD e das iniciativas em prol do “S” e do “G”.
CONCLUSÃO:
A partir de outubro próximo os grandes fundos de pensão e os multipatrocinados no Reino Unido serão obrigados a adotar métricas, divulgar objetivos de redução da pegada de carbono e seguir o “template” do TCFD na divulgação de seus investimentos. No momento que os fundos brasileiros estão aumentando as alocações no exterior, o que você acha que vai acontecer?
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário