De São Paulo, SP.
Quem entra em uma loja da IKEA (ainda não há no Brasil) percebe de cara que elas são diferentes. As lojas são enormes e existe um trajeto complexo, sinuoso e longo para se ir percorrendo os diversos espaços e isso é de propósito, para manter o cliente curioso do que virá na curva seguinte. A jornada é facilitada por sinalização marcada no chão.
Os moveis são apresentados em ambientes montados na forma de cômodos de uma casa: salas, quartos, cozinhas, banheiros, armários etc. e voce pode experimentar à vontade.
Se decidir comprar um móvel, voce vai sair da loja com uma caixa de perfil baixo e vai montá-lo você mesmo na sua casa. As pessoas valorizam mais aquilo que requer envolvimento e montar os moveis é parte dessa experiencia única.
LIÇÕES P/ FUNDOS DE PENSÃO: A complexidade pode ser colocada a seu favor para suscitar curiosidade, os clientes valorizam mais aquilo que requer envolvimento e não precisa muito para se diferenciar dos concorrentes, basta inovar!
Veja tudo isso nesse video: aqui
ou direto aqui: https://www.wsj.com/video/the-economics-of-ikea-why-does-labor-lead-to-love/499DD2A5-6CDF-4448-8076-2F96D1591826.html
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário