De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
“Se todos estão pensando da mesma forma, então alguém não está pensando”, disse certa vez o Gal. Patton que ajudou o mundo a se livrar dos nazistas na II Guerra Mundial. A mensagem por trás da frase dele tem implicações claras para o processo de tomada de decisões nos conselhos deliberativos dos fundos de pensão. Sendo conselheiro independente e tendo interagido ao longo da minha carreira com mais de 150 conselhos de entidades fechadas de previdência complementar (com viés de alta), conheço bem o funcionamento desses colegiados.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Longe de se limitar apenas aos aspectos de raça, gênero ou opção sexual, quando defendemos a diversidade nos conselhos estamos na verdade chamando a atenção para a importância da pluralidade de formas de pensar, de enxergar o mundo, das experiências de vida, das áreas de formação, das diveras faixas etárias e tudo o mais que nos faz diferentes uns dos outros.
CONCLUSÃO:
Fuja do “pensamento em grupo”, busque formar um conselho plural e diverso ou ... siga tomando cafezinho nas reuniões, contente da vida por todos concordarem com os destinos do seu fundo de pensão, seja lá qual for.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário