De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO: IA, blockchain, robótica, são inúmeras as tecnologias nas quais vamos tropeçando. Parecerem estar em todo lugar nos últimos anos, então, achamos estar imunes aos seus desdobramentos, que fogem a nossa compreensão. O perigo é nos tonarmos complacentes, acomodados em nossas posições, deixando de desenvolver novos conhecimentos e habilidades, enquanto apenas tocamos a vida. Mas os “bots” estão chegando e já superam a performance de especialistas, tipo advogados, médicos e estatísticos e num piscar de olhos startups desmontam segmentos inteiros da economia.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE: No romance “O sol também se levanta”, Ernest Hemingway na voz do personagem Mike Campbell, descreve como ele foi a falência. Foi assim: “Gradualmente ... e então, de repente”. Os atuários, principalmente aqueles que trabalham em empresas, deveriam ser proativos no desenvolvimento de suas carreiras e se prepararem para as mudanças inevitáveis que enfrentarão.
CONCLUSÃO: “Cobra que não se mexe, não engole sapo”, já dizia Rocket Pinto no cursinho Impacto, na Tijuca- RJ, na turma preparatória para o vestibular do IME-ITA que fiz em 1980.
Se você quiser saber o risco de sua profissão ser substituída por automação, dê uma checada nesse site aqui:
https://www.replacedbyrobot.info/69657/actuaries
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Mark Farrel - ProActuary
Nenhum comentário:
Postar um comentário