quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

TE CONTEI? AVALIANDO AS PREVISÕES FEITAS EM 2021 PARA OS FUNDOS DE PENSÃO, NO ANO QUE TERMINA

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

No dia 24-dez-2021 publiquei 10 previsões para os fundos de pensão no ano de 2022 (link: aqui).


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: Vamos abaixo ao percentual de acertos (SIM) e erros (NÃO).

1) Prosseguirá a tendência de redução no nº de fundos de pensão, com eliminação estimada de 2 a 5 entidades fechadas de previdência complementar: SIM - No apagar das luzes de 2021 existiam 274 EFPC, em set/2022 eram 272 (Fonte: Relatório Gerencial de Previdência Complementar do 3º T2022 da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar)

2) Alguns planos CD e CV multiportfólio de porte médio serão pioneiros na implantação de perfis ESG e o assunto começará a ganhar tração na gestão das políticas de investimentos: NÃO - O Diretor Presidente de uma EFPC de porte médio do estado de SP me disse estar desenvolvendo um perfil ESG em seu plano CD, mas a previsão de implantação é apenas para 2023.

3) Surgirão, dentre os cinco maiores fundos de pensão do pais, discussões sobre o reporte dos riscos das mudanças climáticas nos portfolios de investimentos nos moldes do TFCD: SIM – Nos dias 1 e 2/7, a Previ realizou a segunda edição on-line do webinar Políticas de Investimentos com o planejamento das políticas para o período 2022-2028. Os debates abordaram aspectos de finanças sustentáveis e a divulgação de relatórios ASG incluindo o padrão do TCFD no âmbito das mudanças climáticas.

4) Haverá maior procura por investimentos alternativos e ilíquidos na alocação de ativos, mesmo em meio a elevação rápida, mas conjuntural, da taxa de juros soberana: NÃO – Relatório da Mercer indica que aumentou a alocação média na LATAM para investimentos alternativos em países como Peru, Colômbia e México, mas não menciona o Brasil.

5) As iniciativas de “rebranding” e a adoção de novas marcas e nomes, distanciando os fundos de pensão de suas patrocinadoras – a lá HP, Ericsson, Fundação CESP, Oderbrecht et all – chegarão com certo atraso e ainda timidamente, na governança de seus conselhos deliberativos: SIM – Fui convidado, junto com outro profissional de mercado, para integrar o Conselho Fiscal de um dos maiores fundos de pensão do setor privado ... e aceitamos, começamos em outubro. Somos dois membros independentes em um colegiado com 5 membros.

6) A natural dança de cadeiras nos conselhos abrirá espaço para igualdade de gênero, mexendo ligeiramente a agulha dos atuais 18% dos assentos ocupados por mulheres: SIM – A EnerPrev, fundo de pensão da Energias do Brasil, além de possuir membros independentes em seu conselho deliberativo, adota composição que privilegia a igualdade de gênero, caminhando para a paridade pois conta atualmente com duas mulheres entre os seis membros.

7) Os planejamentos estratégicos feitos em 2021 por muitos fundos de pensão que buscam reposicionamento, se mostrarão difíceis de implementar em paralelo com sistemas legados, sofrerão restrições de custos e enfrentarão resistência de estruturas e mentes que não são amigáveis às inovações: TALVEZ – Difícil de comprovar.

8) Os fundos de pensão focados exclusivamente em planos instituídos atrairão maior nº de clientes | participantes e crescerão entre 10% e 20% a mais do que aqueles que oferecem planos patrocinados - excluídos os planos de estados e municípios: SIM – A população dos planos instituídos cresceu 43% no período 2019 a jun-2022. Quantidade de participantes ativos das EFPC entre 2021 e jun-2022: planos patrocinados = menos 6 mil | planos instituídos = mais 5 mil (Fonte: RGPC – SURPC)

9) Os planos “família” vão começar a patinar, diante da dificuldade de venda e da falta de uma estrutura de gestão moderna, com tecnologias digitais, deixando evidente a dificuldade dos fundos de pensão patrocinados em administrar planos individuais: SIM – A evolução da quantidade de participantes ativos nos planos instituídos foi: 2019 a 2020 = 29,7% | 2020 a 2021 = 9,5% | 2021 a jun-2022 = 2,8% (Fonte: RGPC – SURPC)

10) Os fundos de pensão que atraíram planos de estados e municípios em 2021 enfrentarão aumento significativo de despesas administrativas e precisarão ajustar suas estruturas de gestão, seus investimentos e os desenhos dos panos a um público diferente do seu: NÃO – Estão disponíveis apenas dados gerais, mas a taxa de administração média entre todas as EFPC foi de 0,27% em 2021 e 0,28% até Set-2022, indicando pequeno aumento no agregado.


CONCLUSÃO:

O percentual de acertos das previsões foi de 60%, considerando como não realizada a previsão que é difícil de comprovar. Caso desconsiderada, o acerto sobe para 67%. 


Em breve, as previsões para 2023.


Grande abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.