quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

TE CONTEI? O FIM DO CINEMA MUDO E AS IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS DO FUTURO DO TRABALHO, PARA ATUÁRIOS DE FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.

                                                 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? 

Em 1930 o sindicato dos músicos americanos gastou o equivalente a US$ 10 MM numa campanha para fazer as pessoas assistirem filmes mudos com música ao vivo, ao invés de filmes falados com trilha sonora. Na época dos filmes mudos os cinemas empregavam músicos locais para tocar durante as cenas, mas assim que os filmes ganharam trilha sonora, a música ao vivo tornou-se desnecessária. A implicação econômica foi enorme. Em 1927 os cinemas americanos e canadenses empregavam em torno de 24 mil músicos. Então, surgiu “The Jazz Singer”, o 1º filme falado. Por volta de 1930, algo como 7.200 músicos tinham perdido o emprego nos EUA, 30% do total de antes dos filmes falados. Em cidades como Nova York e Cincinnati o desemprego dos músicos atingiu 50% a 75%.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Com o tempo, todos os cinemas eliminaram a música ao vivo, mas o advento do filme com trilha sonora, discos e rádios fez o trabalho de criação musical ganhar escala e não diminuir. Um século atrás parecia improvável que uma música reproduzida sinteticamente, tocada sem alma, substituísse “musica real”, tocada ao vivo. O crítico de música do Chicago Herald Tribune, Edward More, previu que “os filmes teriam que evoluir muito até replicar a música ao vivo”, mas a tecnologia disruptiva não procura necessariamente replicar os padrões e processos anteriores. Discos e filmes falados tornaram a música mais barata e acessível para mais pessoas, que não se importam com a diferença de qualidade em relação à música ao vivo.

 

CONCLUSÃO: 

A história mostra que tendemos a subestimar a força das novas tecnologias para fazer o trabalho tradicional ganhar escala. Em muitas profissões no campo da criatividade, um no menor de pessoas é capaz de capturar uma fatia maior do mercado, só que de um mercado que cresce exponencialmente. Assumimos que isso não vai acontecer com a maioria das profissões, como atuários, mas há evidencia em contrário. O futuro do trabalho e tecnologias como IA - que permitem o tratamento de big-data - vão tirar trabalho dos atuários de fundos de pensão da mesma forma que o cinema falado tirou dos músicos. Mas esse mundo está ficando cada vez mais arriscado e a gestão de novos riscos nos planos de previdência e em outros setores vai criar oportunidades para os atuários e não faze-las desaparecer.


Grande abraço,

Eder.

 

Fonte: Dror Poleg


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.