De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Vamos responder olhando para o AirBnB. A resposta óbvia, no caso deles, é: o mercado de hotéis. Em seu livro “The Innovator's Dilemma”, Clay Christensen descreve como as inovações disruptivas começam pelo extremo inferior de um mercado, atendendo as pessoas sensíveis aos preços ou que simplesmente não podem pagar pelos produtos. Foi assim que o AirBnB começou, atendendo pessoas que mal podiam pagar por um hotel e dispostas a dormir num colchonete no apartamento de um estranho. Gradualmente, passou a atender pessoas que podiam pagar um hotel simples, mas queriam uma experiência ou local diferentes. Evolui então para turistas, famílias e grupos com alto poder aquisitivo. Um caminho nada óbvio, que tornou o AirBnB a maior marca de hotelaria do mundo, com capitalização de mercado maior que Marriott, Hilton e Accor (juntas).
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O destino final do AirBnB, porém, não é o mercado de hotelaria, mas o mercado habitacional e seu impacto será muito mais disruptivo para quem aluga apartamentos do que para quem gerencia hotéis. “Por que leva 30 segundos para achar, pagar e se mudar para um apartamento no AirBnB e 30 dias ou mais para se mudar para o mesmo apartamento através de um contrato de locação tradicional? ”, pergunta Konrad Putzier no Wall Street Journal. Na matéria, Putzier diz que o AirBnb está lançando um serviço para locação de apartamentos com os maiores proprietários e gestores de imóveis dos EUA. A trajetória do AirBnB mostra como a disruptura em um mercado acaba afetando outros.
CONCLUSÃO:
Engana-se quem pensa que o futuro dos fundos de pensão está nas faixas salariais mais altas, na turma muito acima do teto do INSS ou nos empregados com vínculo empregatício das grandes empresas. A disruptura na previdência complementar vai começar por baixo, nas rendas mais modestas, na economia informal, nos “sem conta em banco", nos pequenos negócios. Depois, vai evoluir para as rendas mais altas e .... causar disruptura nos mercados de crédito, investimentos e meios de pagamentos. Quer embarcar nessa? Podemos fazer isso juntos!
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Airbnb's Double Disruption, escrito por Drog Poleg
Nenhum comentário:
Postar um comentário