domingo, 8 de setembro de 2024

ESTAMOS NA ERA DA “1ª REVOLUÇĀO DAS MÁQUINAS” E UM PONTO DE INFLEXĀO FOI ATINGIDO. QUAL A IMPLICAÇĀO PARA FUNDOS DE PENSĀO?

 


De Sāo Paulo, SP.


Vemos economistas e outros “pro” chamando os tempos atuais de 4ª Revolução Industrial. Particularmente, prefiro me referir a essa nova era como sendo a era da “1ª Revolução das Máquinas”.

A cada dia surge uma inovação surpreendente, mostrando que o segundo termo acima é muito mais apropriado do que atrelar as transformações tecnológicas, sociais e econômicas a um tempo em que o mundo caminhava a reboque das indústrias.

Isso já era!

Há cerca de dez dias, em 31 de agosto passado, a Coinbase – uma corretora de moedas digitais – fez um anúncio impressionante.

Pela primeira vez na história da civilização uma transação financeira foi feita entre duas máquinas de forma autônoma, sem interferência humana. Essa relação está sendo chamado de M2M, Machine-to-Machine ou em português: Máquina-para-Máquina.

A transação foi feita por dois agentes de IA usando tokens de IA que, diferente das cryptomoedas tradicionais, são sequências de caracteres alfanuméricos (letras, números e símbolos, em inglês, data strings) que podem ser compreendidos pelos modelos de LLM (Large Language Model).

Esse avanço pavimenta o caminho para a IA transacionar valores diretamente em redes de blockchain, como a Base, usando moedas digitais como a USDC (uma espécie de dólar digital).Veja por que esse é um passo gigante:

  1. Não são necessárias contas bancárias: Agentes de IA não podem abrir as tradicionais contas corrente em bancos e sem um método de pagamento, são incapazes de efetuar transações financeiras, mas, agentes de IA podem ter carteiras digitais (wallets) e moedas digitais | crypto guardadas nelas . Isso abre todo um novo mundo de possibilidades;
  2. Permite Txns instantâneas e globais: Txn é uma abreviação comum usada em vários contextos no setor financeiro. Nos bancos se refere a qualquer “transação” em uma conta corrente – depósitos, retiradas, pagamentos. Cada transação recebe um no único como referência. No mundo do blockchain e da cryptoeconomia se refere a transações de ativos digitais entre duas partes (wallets). Txns IA2IA ou transaçōes entre duas máquinas controladas por inteligência artificial, são infinitamente mais rápidas, sem fronteiras entre países e sem custo (de graça). Imagine o potencial de uma máquina controlada por IA fazendo autonomamente uma reserva de passagens aéreas ou de hotéis, comprando produtos para repor estoques etc;
  3. Evolução do Ecossistema de IA: A partir de uma IA capaz de concluir transações financeiras de modo autônomo e por delegação de humanos, ficamos a um passo de um futuro no qual a IA passa a ter papel significativo na economia. Passam a poder concluir transações financeiras entre duas máquinas, entre uma máquina e um ser humano, entre uma maquina e um site, loja comercial etc.



Integrar IA com moedas digitais é um ponto de inflexão na 1ª Revolução das Máquinas. “As redes de autorização delegada são algo relativamente novo e funcionam como uma camada que permite transações e investimentos financeiros por agentes de IA”, disse Aniket Jindal – Co-Fundador da Biconomy, uma das maiores corretoras de crypto do mundo em transações com Bitcoin.   

Implicações para fundos de pensão? Bem, vem por ai um mundo no qual os participantes delegarão para seus agentes de IA individuais a tarefa de escolher perfis, fazer a gestão dos investimentos, receber a renda mensal, fazer pagamentos, transferir recursos etc, em seu nome.

Assustador? Emocionante?


Grande abraço,

Eder.



Opiniões: Todas minhas | Fonte: “Coinbase just completed the 1st ever Crypto trade using AI“, escrito por Brandon Turp e “Coinbase sees first crypto transaction between AI agents”, escrito por Cyaran Lyons.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.