De Sāo Paulo, SP.
Resumo do artigo publicado hoje no newsletter da Revista Fortune, escrito por Diane Brady, chamando atenção para o bá-fá-fá envolvendo o banimento do X do Brasil 👇
👉 Sempre houve consequências para mídia tradicional por entender as coisas errado, desde processos judiciais (contra elas), danos à reputação até prisões e cadeia, que podem destruir os negócios. Mas você pode estar certo e mesmo assim ser alvo.
👉 Agora, as plataformas de mídia social estão enfrentando esses mesmos problemas. O que é diferente e perturbador é como muitos governos estão simplesmente fechando-as.
👉 Enquanto Elon Musk se enfurece com razão (mas cumpre) a decisão do Brasil de (fazer a Starlink) bloquear o X, ele processa um grupo de moderação de Internet nos EUA por difamação ... ele processa e é processado ...
👉 Na França, Pavel Durov, CEO do Telegram, enfrenta processo criminal alegando cumplicidade dele com ilegalidades cometidas em sua plataforma (o Telegram afirma seguir as leis Europeias). Enquanto isso os EUA querem banir o TikTok e o Roblox é banido da Turkia por “causar abuso em crianças”.
👉 Embora existam motivos legítimos contra a forma que essas plataformas funcionam, operam com dados e lidam com abusos por parte dos usuários, a solução (que vem sendo adotada) pode ser dura demais.
👉 Vejamos o caso do Brasil, que se resume a Musk se recusar a nomear um representante local que possa ser contatado para suspender certas contas (Musk se recusou anteriormente a remover contas supostamente ligadas a pessoas e grupos de extrema direita). Musk respondeu com uma campanha pela liberdade de expressão que retrata o juiz envolvido como alguém com intenção de censurar o discurso político.
👉 Musk acabou dizendo que a Starlink, sua provedora de serviços de Internet que leva sinal para partes remotas do Brasil, como a Amazonia, bloquearia o sinal do X para cumprir decisão judicial. Isso aconteceu depois do juiz congelar as contas da Starlink no Brasil alegando que faz parte do mesmo “grupo econômico” que o X.
👉 Banir uma plataforma inteira de um país é ruim para a democracia, da mesma forma que (é ruim para a democracia) deixá-la se tornar um imã para conteúdo tóxico. Mas a resposta para abusos a liberdade de expressão não pode ser permitir que governos, essencialmente, fechem uma plataforma. Isso cria um precedente do qual todos nos arrependeremos.
👉 Link para o artigo completo: aqui.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário