quinta-feira, 5 de setembro de 2024

RUIM PARA DEMOCRACIA, RUIM PARA OS NEGOCIOS

 



De Sāo Paulo, SP.


Resumo do artigo publicado hoje no newsletter da Revista Fortune, escrito por Diane Brady, chamando atenção para o bá-fá-fá envolvendo o banimento do X do Brasil 👇 


👉 Sempre houve consequências para mídia tradicional por entender as coisas errado, desde processos judiciais (contra elas), danos à reputação até prisões e cadeia, que podem destruir os negócios. Mas você pode estar certo e mesmo assim ser alvo. 


👉 Agora, as plataformas de mídia social estão enfrentando esses mesmos problemas. O que é diferente e perturbador é como muitos governos estão simplesmente fechando-as.


👉 Enquanto Elon Musk se enfurece com razão (mas cumpre) a decisão do Brasil de (fazer a Starlink) bloquear o X, ele processa um grupo de moderação de Internet nos EUA por difamação ... ele processa e é processado ...


👉 Na França, Pavel Durov, CEO do Telegram, enfrenta processo criminal alegando cumplicidade dele com ilegalidades cometidas em sua plataforma (o Telegram afirma seguir as leis Europeias). Enquanto isso os EUA querem banir o TikTok e o Roblox é banido da Turkia por “causar abuso em crianças”.


👉 Embora existam motivos legítimos contra a forma que essas plataformas funcionam, operam com dados e lidam com abusos por parte dos usuários, a solução (que vem sendo adotada) pode ser dura demais. 


👉 Vejamos o caso do Brasil, que se resume a Musk se recusar a nomear um representante local que possa ser contatado para suspender certas contas (Musk se recusou anteriormente a remover contas supostamente ligadas a pessoas e grupos de extrema direita). Musk respondeu com uma campanha pela liberdade de expressão que retrata o juiz envolvido como alguém com intenção de censurar o discurso político.


👉 Musk acabou dizendo que a Starlink, sua provedora de serviços de Internet que leva sinal para partes remotas do Brasil, como a Amazonia, bloquearia o sinal do X para cumprir decisão judicial. Isso aconteceu depois do juiz congelar as contas da Starlink no Brasil alegando que faz parte do mesmo “grupo econômico” que o X.


👉 Banir uma plataforma inteira de um país é ruim para a democracia, da mesma forma que (é ruim para a democracia) deixá-la se tornar um imã para conteúdo tóxico. Mas a resposta para abusos a liberdade de expressão não pode ser permitir que governos, essencialmente, fechem uma plataforma. Isso cria um precedente do qual todos nos arrependeremos. 


👉 Link para o artigo completo: aqui.


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.