sexta-feira, 13 de setembro de 2024

UMA STARTUP DE US$ 1 BILHĀO ESTÁ CAUSANDO DISRUPTURA NO MERCADO AMERICANO DE PREVIDÊNCIA E SEU FUNDO DE PENSĀO TAMBÉM PODE

 



De Sāo Paulo, SP.


Com mais de 110 milhões de americanos com idades acima de 50 anos – no Brasil são 55 milhões –não é surpresa que um grupo de ex-alunos de Princeton esteja chacoalhando o setor de previdência complementar.

O objetivo de negócio deles?

“Ajudar as pessoas a tomarem decisões financeiras mais inteligentes”

Como eles fazem

O serviço, GRÁTIS, foca em melhorar o benefício de aposentadoria das pessoas. A ferramenta da SmartAsset requer meros cinco minutos do seu tempo e torna mais fácil achar assessores financeiros qualificados na área que você mora.

Basta responder algumas perguntas usando uma interface bem interativa e eles indicam até três profissionais certificados, aprovados por um rigoroso processo proprietário de verificação.

Diferente de gerentes de banco, corretores de bolsa de valores e agentes de seguros, os assessores fiduciários indicados são legalmente obrigados a trabalhar no melhor interesse financeiro do cliente.

Os “assessores financeiros fiduciários” devem divulgar aos clientes quaisquer potenciais conflitos de interesse e são rigorosamente selecionados pela SmartAsset por meio de um processo de due diligence, desenvolvido pela empresa.

Por que conversar com um assessor financeiro?

Os planos de previdência complementar que existem no mercado não ajudam o participante na fase de “desacumulaçāo”, ou sejam a fase de recebimento do beneficio, eles simplesmente delegam para as pessoas a gestão individual de suas rendas de aposentadoria.

Cabe ao aposentado decidir quanto retirar mensalmente da poupança acumulada e em muitos planos, como o saldo remanescente deve ser investido. Isso significa que seu plano pode deixá-lo sem dinheiro suficiente para uma boa parte do período de sua aposentadoria.

As pessoas não são experts em investimentos e se deixam levar pelas emoções. É comum venderem quantidades expressivas de seus investimentos em momentos de baixa do mercado e nunca mais recuperam essas perdas, pois removem a chance de valorização futura.

Os estudos mostram que as pessoas que trabalha com um assessor financeiro se sentem mais confortáveis em gerir suas finanças e chegam a obter até 15% a mais de dinheiro para gastar na aposentadoria.



No exemplo acima a Vanguard - um dos maiores gestores de investimentos nos EUA – descobriu que, em média, um portfolio hipotético de $500 mil aumentaria para $3,4 milhões quando cuidado ao longo de 25 anos por um assessor financeiro, enquanto o valor esperado de uma gestão feita apenas pelo participante seria de $1,69 milhões, ou seja, quase 50% a menos.

Em outras palavras, um portfolio investido com ajuda de um assessor financeiro cresceria 8% anualmente ao longo dos 25 anos, comparado com um crescimento de 5% a.a. sem a ajuda especializada.

Apesar de 71% dos adultos americanos admitir que seu planejamento financeiro precisa melhorar, somente 29% deles trabalha com ajuda de um assessor especializado (estudo de 2020 da Northwestern Mutual).

Antes de surgir a brilhante ideia, fácil de usar e sem custo da SmartAsset, não era fácil comparar de forma rápida e simples propostas de assessores financeiros. Agora ficou fácil achar um com perfil adequado ao seu.

Conhecendo os participantes do fundo de pensão

Nos negócios muito pequenos, o dono conhece cada cliente. Por nome, por preferências, por volume.

Nos negócios enormes, softwares sofisticados, analistas de dados e a busca incessante por margem, empurram a organização para aumentar a receita.

A maioria dos negócios, incluindo organizações sem fins lucrativos, como fundos de pensão, ficam em algum ponto entre esses extremos.

Não vemos nosso cadastro de participantes como uma planilha, mas é isso que ele é. Talvez você saiba os nomes, endereços, e-mails, números de celular – o mais provável é que você preste atenção aos que reclamam mais.

A atenção do fundo de pensão fica distraída, porque os mais barulhentos não são a maioria ou os que tem saldo maior ou os jovens com saldo menor, mas que realmente importam no longo prazo.

Por isso, o surgimento de ferramentas baseadas em IA como caminho para conhecer melhor seus participantes, tipo o numerous.ai era inevitável. Vê-la funcionando, parece um milagre.



Você pode perguntar o seguinte para seu agente de IA:

  • Aqui está uma lista de e-mails. Adivinhe o primeiro nome de cada participante;
  • Aqui está uma lista de aportes adicionais recentes. Faça uma análise dos participantes que parecem projetar a renda de aposentadoria;
  • Aqui está uma lista de CEPs (códigos postais). Construa uma tabela ou gráfico mostrando onde nossos participantes estão agrupados;
  • Aqui esta uma lista de participantes dos nossos programas de educação financeira. Veja quais estão contribuindo pelo mínimo e como podemos contatá-los para ver o que está acontecendo?
  • Aqui está uma lista de participantes que não mudou de perfil de investimentos nos últimos 5 anos. Mostre quais estão no perfil mais conservador e tem idade igual ou menor que 35 anos.

Numa grande empresa como a Amazon, as análises dos clientes são todas usadas contra os clientes. Para identificar padrões voltados para extrair mais dinheiro através da publicidade, denegrindo a experiência do usuário (mas não o suficiente para fazer os clientes irem embora).

Numa empresa pequena ou num fundo de pensão, no entanto, podem ser uma disruptura. O resultado das análises pode ser usado em benefício do participante e dar uma vantagem competitiva para a organização se for usado por humanos. Para melhorar o benefício das pessoas que contam com você para isso.

Vale fazer um esforço e se o seu fundo de pensão não está fazendo isso, pode contratar um analista freelancer para fazê-lo.  

Ferramentas, ideias, caminhos para melhorar, não faltam.


Grande abraço,

Eder.


Opiniōes: Todas minhas | Fonte: SmartAsset | “Knowing your Customers”, escrito por Seth Godin.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.