De São Paulo, SP.
Um comportamento padrão típico de investidores e participantes de fundos de pensão é reduzir a exposição ao mercado de ações e fugir dos perfis de renda variável após uma queda brusca da bolsa.
Um estudo feito pelo Prof. Amin Zokaei Ashtiani e seus colegas da Universidade LUISS Guido Carli em Roma - Italia, mostrou que quando as pessoas têm a chance de escolher seus próprios investimentos, aumenta a chance de manterem suas alocações durante uma grande perda, em oposição ao que acontece quando a escolha é delegada a terceiros, tipo gestores de carteiras ou planejadores financeiros.
Isso é explicado em grande parte pelo chamado “Ikea Effect” ou “Efeito Ikea”. A IKEA é uma loja de moveis Sueca que ganhou o mundo com a abordagem “monte você mesmo”, segundo a qual o consumidor leva um móvel desmontado para casa e monta por conta própria.
Mais sobre o Efeito Ikea, explicado pelo Dan Ariely da Duke University (adore esse cara), aqui:
As pessoas dão mais valor a algo que conta com seu esforço pessoal e assim se sentem mais gratificadas. Isso tem a ver com a necessidade psicológica que todos temos de mostrar para nós mesmos e para os outros, que somos capazes de fazer algo.
Se você é conselheiro de um fundo de pensão, que tal propor na próxima reunião do conselho um estudo dessa abordagem? Aproveite para descobrir o proposito dos participantes e considera-los nas opções de investimentos.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: A Nudge Against Panic Selling: Making Use of the IKEA Effect, escrito por Amin Zokaei Ashtiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário