De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
As pessoas que vão se aproximando ou finalmente chegam no dia da aposentadoria costumam cometer alguns equívocos que tendem a levá-las para território perigoso, mas que podem ser evitados. Aqui vou apresentar apenas os três mais comuns: Erro # 1- Achar que seus investimentos devem automaticamente se tornar mais conservadores: adotar só aplicações de renda fixa no minuto que decide se aposentar pode não ser o ideal porque as pessoas vivem 20, as vezes 30 anos, depois de se aposentar. Por que não, por exemplo, investir em ações que forneçam um fluxo constante de dividendos? Erro # 2- Não ter um plano: Caramba! Você passou a vida toda fazendo planos do que fazer, viagens, hobbies, livros pra ler, mas esqueceu de planejar cuidadosamente como será a gestão da sua renda nessa fase? Não calculou a taxa de retorno que vai precisar nas suas aplicações, o efeito da inflação, o valor que vai retirar mensamente da sua poupança de aposentadoria? Coisas chatas sim, mas sem elas seu dinheiro pode acabar antes de você. Erro # 3- Não ter uma boa reserva de emergência: imprevistos acontecem, então sempre tenha um fundo reservado para situações assim. Em determinado ano a inflação superou o retorno dos seus investimentos? Seu plano de saúde não pagou determinado exame ou medicamento? Manutenção corretiva (cano estourado, pane elétrica ...) em sua casa? Carro quebrou? Use a reserva.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Lembre-se que você pode “pivotar” (para usar uma palavra da moda) a qualquer momento durante sua fase de aposentadoria. Pode pegar um trabalho temporário se sentir que precisa de mais $$$, reinvestir suas economias em alternativas que forneçam um fluxo constante de renda ou vender sua casa e mudar para outra mais modesta. O importante, na medida que você se aproxima dos 60 anos, é ter bem claro como vai lidar com fatores como os apontados acima.
CONCLUSÃO:
Se você não se sente confiante o bastante para decidir sozinho sobre esses aspectos, busque ajuda profissional para evitar esses e outros erros comuns.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário