De Sāo Paulo, SP.
No último dia 25 de julho a República da Eslovênia emitiu seu título publico digital, deixando um marco significativo como a primeira transação desse tipo a ser feita por um país soberano da Comunidade Europeia e uma das primeiras em nível mundial.
O título foi emitido como parte do programa experimental de liquidação de moedas de bancos centrais (CeBM - Central Bank Money), no atacado, conduzido pelo Banco Central Europeu.
Nota: A liquidação de moedas no atacado é uma operação feita entre bancos e outras instituições financeiras, para pagamentos interbancários e transações de títulos e valores mobiliários.
A liquidação do título foi feita “on-chain”, isto é, no blockchain, usando moeda digital do banco central (CBDC) de uso restrito a instituições financeiras autorizadas - as chamadas “whosale CBDC” (wCBDC).
Os tokens usados fazem parte do sistema interoperável de dinheiro digital desenvolvido pelo Banque de France (BdF), chamado de DL3S – Distributed Ledger for Securities Settlement System.
O BNP Paribas atuou como coordenador global e único subscritor, bem como operador da plataforma DLT do novo titulo. A plataforma privada de tokenizaçāo de ativos digitais do BNP Paribas foi desenvolvida em cima do blockchain Canton, usando a linguagem de contratos inteligentes Daml, que permite construir, interligar e rodar aplicativos sofisticados de desenvolvedores diferentes.
O título digital da República da Eslovênia foi emitido com valor nominal de 30 milhões de Euros, cupom de 3,65% e vencimento em 25 de novembro de 2024.
A Eslovênia está comprometida em ser pioneira no uso de novas tecnologias na gestão de sua dívida publica e no desenvolvimento de seu mercado financeiro em geral.
Essa transação inicial e experimentação de moedas digitais de bancos centrais no atacado, i.e., em operações interbancárias e além das fronteiras, representa um passo importante em direção a maior transparência e eficiência dos mercados financeiros.
CRV - Certificados de Registro de Veículos da California
O departamento de veículos automotores da California -EUA, registrou no blockchain Avalanche a propriedade dos 42 milhões de veículos do estado.
O objetivo? Facilitar o uso dos documentos de propriedade de veículos pelos residentes no estado, simplificar a transferência de propriedade sem a necessidade de comparecimento pessoal e facilitar a detecção de fraudes.
O projeto, feito em colaboração com a Oxhead Alpha, permitirá que os 39 milhões de residentes carreguem o documento em carteiras digitais (digital wallets) em seus celulares e façam a transferência de propriedade usando um simples app em seus dispositivos moveis.
Todo o histórico de propriedade do veículo, desde sua fabricação, passa a constar do blockchain dificultando enormemente o cometimento de fraudes.
Isso vai muito além de digitalizar o CRV, integra com órgãos de trânsito e colocar num app no celular, como fazemos aqui na Terra de Cabral.
__________________
A cryptoeconomia ou economia digital chegou forte, quem não entender o que isso significa, já ficou para trás.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: “The Republic of Slovenia issues its inaugural digital bond”, escrito pelo Ministério da Economia da Eslovênia | “California DMV puts 42 million car titles on blockchain to fight fraud”, escrito por Akash Sriram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário