De Sāo Paulo, SP.
Vorfreude é uma deliciosa palavra em alemão que significa o prazer da antecipação. Combina vor, que quer dizer “antes” ou “antecipadamente”, com freude, que significa “felicidade”. É a alegria que você sente, por estar antecipando uma alegria.
A mágica do vorfreude reside em como se pode esticar o prazer de qualquer evento ou experiencia ainda por vir.
Assim que você clica em “Confirmar” ao reservae uma viagem de férias ou um passeio que pretende fazer alguns meses adiante, tem início uma alegria, uma satisfação, que você sente sempre que pensa na viagem.
O legal disso, se você for organizado, é que a alegria antecipada pode durar muito, muito tempo. Minha esposa e eu decidimos em março que passaremos esse Natal, de 2024, com nossa filha que mora em Strasbourg, na França.
Desde então, basta eu pensar na viagem que um sentimento positivo me invade, as chateações cotidianas desaparecem e até a vida fica melhor.
Às vezes, a gente tem a sensação de que o vorfreude supera até mesmo a alegria da viagem real. Quando eu coloco as lentes do vorfreude, não me preocupo com a fila que terei que enfrentar na imigração ao chegar na França, com a casa que ficará sozinha no Brasil durante os temporais de verão - nem com a inevitável espera até chegar o dia da viagem.
Isso acontece devido a um fenômeno psicológico chamado “fading affect bias”, conhecido em português como “viés de memória”, que faz com que memórias associadas à emoções negativas tendam a ser esquecidas mais rapidamente do que aquelas associadas à emoções positivas
O viés de memória se refere ao sentimento, não ao conteúdo, do evento associado a memória que temos em nossa mente
Graças ao viés de memória, ficamos com uma visão cor-de-rosa das viagens que fizemos no passado e convenientemente apagamos as partes chatas das quais não gostamos. Isso nos permite focar somente nas partes boas de uma viagem que ainda está por vir.
Também pode ser o viés do otimismo que é nossa tendencia a acreditar que as coisas terminarão bem a despeito de evidências ou circunstâncias passadas em contrário.
O viés do otimismo nos permite tentar coisas que muitos acham impossível e ajuda os empreendedores quando todos duvidam do sucesso. Mas também pode ser prejudicial nos levando a superestimar nossa possibilidade de sucesso, devido ao que queremos que aconteça e não ao que provavelmente poderá acontecer.
Tail Sharot – Professora de Neurociência Cognitiva do College London, escreveu um livro muito bacana sobre o assunto mostrando que, frequentemente, nosso otimismo precisa ser muito bem fundamentado para evitar problemas.
Vorfreude nāo se aplica apenas a acontecimentos como viagens de férias e casamentos. Você também pode encontrar satisfação ao pensar em pequenos eventos do dia a dia, como aquele cafezinho que costuma tomar todo dia de manhã, antes de ir para o trabalho ou aquele copo de vinho que pretende beber à noite durante o jantar.
O vorfreude pode se fazer presente ao nos lembrarmos de ligar para um amigo ou parente que fará aniversario no final do mês, até em nossos planos para curtir a vida com a poupança de previdência complementar que fazemos para usar depois dos 60 anos de idade.
Ao simplesmente refletir sobre esses momentos, em antecipação a uma alegria futura, somos capazes de experimentar alegria e satisfação agora mesmo, não importa onde estejamos.
Deveríamos cultivar e melhorar na fase adulta, o vorfreude que carregamos desde cedo. As crianças são mestres em antecipar eventos no calendário, aumentando a excitação da espera pelo dia de Natal, da Páscoa ou do Dia das Crianças.
Os fundos de pensão deveriam incentivar seus participantes a abrir janelas em suas imaginações, em antecipação ao que farão com suas aposentadorias.
Poderiam criar o “vorfreude day” e todo ano promover naquele dia um grande evento no qual os participantes compartilharem com amigos, parentes e demais participantes, fotos dos lugares que pretendem visitar, dos passeios e viagens que pretendem fazer, da casa que querem comprar nas montanhas ... quando se aposentarem.
Planejar atividades, sejam imediatas ou de longo prazo, aumenta o vorfreude, força as pessoas a sonhar.
Mas não devemos esquecer de aproveitar o momento, o hoje, aqui e agora. Embora seja ótimo saborear a antecipação de uma alegria, lembre-se de curtir o momento quando ele chegar.
Grande abraço,
Eder.
Opiniōes” Todas minhas | Fonte: Sketchplanations, Jono Hey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário