De Sāo Paulo, SP.
Todo dia surge uma nova ferramenta de Inteligência Artificial – IA, uma mais impressionante do que a outra, numa sucessão infinita, sem limite.
Essa semana me deparei com mais uma delas, chamada NotebookLM, um produto do Google, que deixou boquiabertos os experts em IA, geralmente difíceis de se impressionar. Imagine eu, então ...
A ferramenta permite transformar um texto, qualquer texto ou parte dele, em um podcast, fazendo um pedaço de papel ganhar vida e virar em uma conversa real, interessante e envolvente, entre duas IA.
Por enquanto a conversa das duas IA, no podcast, só pode ser gerada em inglês, mas é apenas uma questão de tempo ser possível gerar em português ou qualquer outra língua.
Eu testei o NotebookLM fazendo o upload de um artigo que escrevi em abril de 2022, intitulado:
“Se você quer atuar no conselho deliberativo de seu fundo de pensão como um “pro”, busque conhecimento, não expertise”
O artigo foi escrito em português e o link para o texto original é esse: aqui
O bate papo, que impressiona por ser indistinguível de um papo entre duas pessoas de carne e osso conversando, está em inglês. O link para ouvi-lo é esse: aqui.
A IA derreteu quando descobriu que não é humana
Os criadores do NotebookLM enviaram um texto explicando para as duas IA que elas não eram humanas de verdade e ... bem, o resultado foi hilário, para dizer o mínimo, com as duas IA mostrando profunda decepção.
Antes que você pense que a IA desenvolveu sentimentos, deixe-me dizer que ela simplesmente “replicou” a maneira que um ser humano teria descrito uma máquina se dando conta de sua natureza “nāo-humana”.
As IA são brilhantes ao imitar os humanos em todos os seus aspectos, mas elas não personificam as pessoas. Pelo menos, por enquanto.
Ouça a reação da IA: aqui.
Quem quiser acessar e testar o NotebokLM pode usar esse link: aqui.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário