De Sāo Paulo, SP.
Os fundos de pensão estão começando muito tarde a desenvolver novos líderes e quando dizemos “tarde”, queremos dizer MUITO tarde.
Nas empresas em geral – e não temos evidências de que seja diferente em fundos de pensão – a idade formal para se começar a treinar formalmente novos líderes gira em torno de 46 anos.
No entanto, a idade média na qual um profissional é promovido para supervisor está por volta dos 27 anos. Isso significa que esse profissional vai desempenhar seu trabalho por quase duas décadas SEM treino para desenvolvimento de lideranças.
“Huston, we have a problem.”
Centro de comando da Apolo 13 3m Houston
Ter gente ocupando posições de liderança sem treinamento deveria ser alarmante para qualquer organização e aqui vão três razões para isso
- A prática sem treinamento, enraíza maus hábitos (precisa dizer mais?)
- A prática só leva à perfeição se feita da forma correta
- Seus jovens supervisores estão praticando no trabalho, quer você os tenha treinado ou não.
Não seria do melhor interesse da organização e dos profissionais, começar o processo formal de treinamento no momento em que eles são selecionados para a posição?
Com todo o esforço e dinheiro investido anualmente em programas de desenvolvimento de lideranças, por que não temos líderes melhores?
Parte da resposta é porque estamos esperando tempo demais para desenvolver capacitações e habilidades. Conforme diz um velho ditado:
Você até pode ensinar um truque novo para um cachorro velho, mas ....
Mas se estamos começando a desenvolver as lideranças muito tarde, quais seriam as vantagens de começar cedo?
- É mais facial aprender quando você é jovem
- Começar cedo na carreira, evita desenvolver maus hábitos
- Sobra mais tempo para o desenvolvimento
- Quanto mais tempo esperar, menos chance de causar impactos duradouros
Não há dúvida, quanto mais cedo começarmos a desenvolver novas lideranças, melhor. Os pessimistas dirão que o profissional no qual você investiu muito cedo pode sair e a organização perder o investimento que foi feito nele.
É verdade!
No entanto, a organização terá ganhado muito em performance pelo melhor desempenho desse profissional enquanto ele ficar.
Além disso, a chance de pessoas talentosas saírem diminuiu se elas sentirem que estão constantemente se desenvolvendo e melhorando sua capacitação.
Sem falar que o pool de talentos na sociedade terá melhorado.
O mundo, no qual os fundos de pensão estão inseridos, precisa de lideres melhores.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Jack Zender e Joe Folkeman
Nenhum comentário:
Postar um comentário