De Sāo Paulo,SP.
Você pode até não ter se dado conta, mas por trás dos bastidores todo fundo de pensão segue uma estratégia.
Essa estratégia muitas vezes não é declarada, não é escrita, pode não ter sido planejada, nem ter sido divulgada para os participantes, mas está lá, silenciosamente guiando os destinos do fundo de pensão.
Como decodificar a estratégia oculta, tácita, operada pelo seu fundo de pensão?
Você precisa fazer as perguntas certas para revelar decisões estratégicas que foram tomadas, sem que o conselho deliberativo tenha sequer se dado conta.
Regras não formalizadas e rotinas incorporadas na gestão direcionam a organização para o caminho que ela está seguindo. Basta observar diariamente, a história que está se desenrolando é a estratégia corrente do seu fundo de pensão.
Como descobri-la?
Vamos lá.
1. Lance luz sobre o invisível
Frequentemente, a estratégia de um fundo de pensão não está formalizada, nem é comunicada explicitamente. Ela é um espelho de suas ações, decisões e prioridades.
2. Faça as seguintes perguntas
A estratégia pode ser decodificada através de perguntas simples:
I. Qual é o seu mercado?
II. Quem é o seu cliente alvo?
III. Que problema você resolve?
IV. Por que seu participante escolhe você?
V. Como você faz negócio?
Toda empresa tem resposta para essas perguntas, elas são decisões estratégicas que a empresa adotou explicitamente ou implicitamente.
3. Escreva as respostas
Não complique demais as coisas, preste atenção naquilo que seu fundo de pensão está fazendo. Faça as perguntas e escreva as respostas.
Não julgue, não pense no que deveria ser, seja honesto em relação àquilo que você está enxergando, mantenha o mais simples possível.
Escreva de forma clara, explicita, de modo que possa ser compartilhado, que possa ser discutido com os conselheiros deliberativos.
Essa é a estratégia atual do seu fundo de pensão. É seu ponto de partida.
Quer uma estratégia melhor para seu fundo de pensão?
Dedique algum tempo refletindo sobre sua estratégia atual. Faça a si mesmo algumas perguntas difíceis. Tenha coragem de fazer novas escolhas.
Seu fundo de pensão está focado nos melhores mercados, no cliente ideal, nos problemas certos? Se pudesse começar do zero, você escolheria respostas diferentes?
Se o seu fundo de pensão parasse de oferecer planos de previdência complementar, alguém notaria, alguém sentiria falta?
Seu fundo de pensão é diferente de alguma maneira relevante, que interessa especificamente para seus participantes e suas patrocinadoras?
Pense nas respostas ideais, faça essa ser sua estratégia. Repita todo o processo. O caminho é simples: estratégia tácita – uma boa estratégia – a melhor estratégia
Tenha em mente que a questão chave não é buscar a perfeição, mas buscar progredir. Refletir regularmente sobre as perguntas, recalibrar as respostas de forma ágil e honesta, vai assegurar que sua estratégia permaneça robusta, relevante e ressonante.
Qual a estratégia atual do seu fundo de pensão? Mais importante, qual estratégia seu fundo de pensão quer amanhã?
Grande abraço,
Eder.
Fonte: “How to decode your company’s hidden strategy”, escrito por Alex Nesbitt
Nenhum comentário:
Postar um comentário