segunda-feira, 9 de outubro de 2023

ÚLTIMA HORA - O QUE O ATAQUE DO HAMAS A ISRAEL SIGNIFICA PARA OS PARTICIPANTES DOS FUNDOS DE PENSĀO BRASILEIROS?

 


De Sāo Paulo, SP.


O contexto global do ataque do Hamas

A Rússia começou a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial. A China vem se tornando cada vez mais belicosa em relação a Taiwan. A India abraçou um nacionalismo virulento. Sábado agora o grupo extremista Hamas atacou Israel.

Todos esses acontecimentos são sinais de que o mundo está entrando em um novo período de turbulência. Países e grupos políticos mundo afora estão dispostos a assumir maiores riscos sem temer as consequências de suas ações.

O conflito no Oriente Medio colocará pressão sobre os americanos para reduzirem o financiamento da Ucrânia, os EUA não podem se dar ao luxo de manter duas guerras ao mesmo tempo. Aí entra a possibilidade - não a probabilidade - de que guerras simultâneas na Europa e no Oriente Medio deem a Xi Jinping a oportunidade que ele busca para entrar em Taiwan.

A explicação mais simples para tudo isso é que estamos no meio de uma transição para uma nova ordem mundial, que os especialistas chamam de mundo multipolar.

Os EUA não são mais o poder dominante que um dia foram, mas não emergiu nenhum substituto. Apesar da longa era de domínio americano ter sido palco de injustiças terríveis como Vietnam, Iraque, Guatemala e outros, foi uma das eras mais pacificas da história, na qual houve grande declínio nas guerras e na violência.

Noah Smith, um analista político que escreve no Substack, colocou a coisa dessa forma:

“Ao longo das últimas duas décadas virou moda dar lambada na hegemonia americana, falar mal das exceções autoimpostas pelos americanos, ridicularizar o papel de polícia do mundo assumido pelos EUA e ansiar muito por um mundo multipolar. Bem, parabéns, agora temos esse mundo. Vejam se gostam dele”

Impactos potenciais nos negócios

O ataque mortal a Israel durante o fim de semana vai ter um grande peso sobre todos nós. Já comparado aos ataques de 11 de setembro aos EUA, também deverá mudar o mundo, muito além das perdas humanas na região.

Deixando de lado por enquanto os efeitos na geopolítica, em termos de negócio, uma guerra prolongada no Oriente Medio vai reduzir o fluxo de investimentos na região. Por ora a guerra não terá efeito direto sobre os mercados globais, mas se ela se espalhar pelo Iran – que sabidamente deu apoio aos ataques do Hamas – e demais países da região (o Oriente Medio é responsável por 1/3 do fornecimento mundial de óleo cru) o preço do petróleo vai aumentar novamente e isso é só o começo.

Numa pesquisa feita com 143 CEOs, conduzida pela Revista Fortune junto com a Deloitte, 57% deles disseram que muito mais do que o risco de uma recessão, eles acham que não será a economia, mas sim a geopolítica a responsável pela disruptura de seus negócios em 2024.

Se o preço do petróleo disparar, o crescimento da inflação vai assombrar a economia global novamente, porque os EUA, China, India e outras grandes economias no mundo são importadores de petróleo. Se o preço do barril de petróleo permanecer elevado, esses países estarão importando inflação alta.

Quando o preço dos combustíveis sobe, o custo de produção de várias indústrias também sobe e o custo da energia para os negócios e residências dispara, levando a inflação para a estratosfera.

O preço da energia alto e novas pressões inflacionarias poderão minar os esforços dos bancos centrais para controlar a inflação. Poderemos ver taxas de juros em patamares elevados por um perdido prolongado, prejudicando as perspetivas de crescimento da economia global.

Guerras fazem os investidores fugirem de risco e buscarem ativos seguros para investir, por isso os mercados futuros (bolsas de valores) caíram, o preço do ouro aumentou 1% e o dólar subiu.

Habitantes da Terra de Cabral

O impacto sobre a economia local e por conseguinte, nos fundos de pensão brasileiros, pode levar algum tempo para ficar claro e vai depender da duraçāo do conflito, quão intenso ele se tornará e se vai ou não se espalhar pelo Oriente Medio.

Seja como for, a guerra tem potencial ao menos para a acrescentar um conjunto de forças numa economia global que já estava desacelerando e o Brasil não é uma ilha isolada. Qualquer fonte de incerteza economica faz as empresas adiarem a tomada de decisões, postergam investimentos e aumentam o premio de risco.

A vida já estava difícil para os participantes atuais dos fundos de pensão, os participantes ativos lutando para manter empregos e os assistidos para não sofrer perda do poder de compra de suas aposentadorias.

Com o foco nos efeitos de curto prazo dessa guerra, mais um tijolo vai deixando de ser colocado na construção do fundo de pensão do futuro.

Que o bom senso prevaleça.


Grande abraço,

Eder


Fontes: CEO DAILY, escrito por Allan Murray | New York Times – The Morning, escrito por David Leonhart.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.