terça-feira, 17 de outubro de 2023

IDENTIFICANDO PSICOPATAS CORPORATIVOS



De Sāo Paulo, SP.


Um estudo científico lança luz sobre a forma de identificar, gerenciar e se for o caso, remover das organizações, os indivíduos denominados de “psicopatas corporativos”.

O termo se refere a psicopatas que possuem alto desempenho trabalhando em ambientes políticos e corporativos. Esses indivíduos perfazem cerca de 1% da população adulta.

Eles não sentem emoções, como culpa ou empatia, mas muitas vezes ascendem a posições de liderança devido às suas características carismáticas. Os psicopatas corporativos representam ameaças significativas para as empresas e tem potencial para causar grandes danos.

Sinais de alerta ajudam a identificar sua presença, tais como charme superficial, pura racionalidade, falta de remorso e uma emocionalidade rasa.

Esses e outros achados serão apresentados por ocasião do Chelmsford Science Festival no próximo dia 23 de outubro. A pesquisa foi desenvolvida pelo Dr. Clive Boddy – pioneiro do campo da psicopatia corporativa – e Head da Escola de Negócios (Business School) da Anglia Ruskin University (ARU), originada da Cambridge School of Art.

Brazāo da Anglia Ruskin University (ARU)

O estudo foi publicado no International Journal of Market Research e mostra que os psicopatas corporativos não possuem consciência, vergonha nem culpa, não têm capacidade de sentir amor nem empatia por outras pessoas.

Parecem líderes potencialmente muito eficazes. O Dr. Boddy vai mostrar como eles chegam ao topo das organizações, o que fazem assim que alcançam a liderança e quais sinais de alerta podem ser detectados por investidores, fundos de pensão e outros setores da economia.

Além dos sinais apontados acima, outros sinais incluem irresponsabilidade e inteligência superficial. O Dr, Boddy disse que: “É possível olhar em retrospectiva histórica, para indivíduos que cometeram crimes ou desestabilizaram setores inteiros da economia e despois do evento foram considerados inteligentes e sábios.

De acordo com o Dr. Boddy, segmentos importantes como o setor financeiro tem uma enorme responsabilidade, precisam ficar mais atentos e vigilantes para identificar tais indivíduos e assegurar que não causem danos à economia e sociedade.

Seu comportamento cruel e egoísta tem, em casos extremos, potencial para derrubar setores inteiros. A busca por dinheiro, poder e controle é o que move o psicopata corporativo, eles são implacáveis e eficientes na obtenção desses benefícios.

“Minha palestra explicará o que motiva esses indivíduos e como identificá-los antes que causem danos graves. Ser capaz de identificá-los também poderia desempenhar um papel importante na tomada de decisões de investimento bem informada”, completa o Dr. Boddy.

Organizações que não tem psicopatas corporativos tem mais chance de serem viáveis, sustentáveis e menos probabilidade de entrarem em colapso.

Assustador? Claro que é, mas não podemos esquecer que as organizações são feitas de gente, todo tipo de gente.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: “Spotting Corporate Psychopaths”, escrito por Jamie Forsyth da Anglia Ruskin University.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.