domingo, 19 de junho de 2022

TE CONTEI? SE VOCÊ É CONSELHEIRO DE UM FUNDO DE PENSÃO E NÃO SABE LIDAR COM IMPASSES, PROVAVELMENTE NÃO ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A MELHOR DECISÃO

 


De São Paulo, SP.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Perdi a conta de quantas vezes presenciei reuniões de conselho discutindo coisas que não tem a menor importância. Tomar uma decisão e ver o que acontece é tremendamente poderoso, mas você precisa fazer de tal forma que se alguma coisa der errado você possa consertar, sem que o erro custe uma exorbitância para o fundo e seus participantes. Quando você se depara com situações em que não pode se dar ao luxo de errar, é muito difícil fazer a coisa certa, então, se você é conselheiro e está procurando fazer a coisa certa, a coisa certa pode ser eliminar o custo de cometer um erro ao invés de tentar adivinhar qual é a coisa certa. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Isso nos remete a melhor forma de eliminar impasses diante de uma tomada de decisões: o melhor a fazer é eliminar o custo de cometer erros. Ward Cunningham, conhecido na comunidade de softwares por ter boas ideias como a linguagem Wiki, coloca de forma brilhante como fazer isso: discutindo sobre programação, digo “... acho que a melhor forma de fazer isso é A”, então alguém diz, “acho que é B”, aí eu digo “não, é A” e a pessoa diz “queremos fazer B”. Nesse ponto você para e diz: “beleza, faça B, não vai nos prejudicar tanto se eu estiver certo e você fizer B, nem se eu estiver errado e fizermos A, porque dá pra concertar os erros, então vamos descobrir o que acontece”. Na maioria das vezes, diz Ward, escolher entre A e B não tem diferença, é inconsequente. Claro que outras vezes gera consequências, por isso é melhor estabelecer as circunstâncias, tentar B e ver o que acontece. Então parte-se para B e aparece uma dificuldade no caminho, um bug ou um impasse, que você poderia (ou não) estar pensando quando propôs A. O cara diz, “está complicado trabalhar nesse programa” e você responde “Ei, posso tentar resolver esse bug”. Então ele exclama, “você faria isso?” e você retruca, “Claro, vou trabalhar nesse bug, você fez B, vamos trabalhar em B”. Ao assumir a responsabilidade de usar o máximo possível B, você cria a oportunidade de fazer o que precisa ser feito para chegar a uma solução que muitas vezes nem é voltar para A e sim ir para C.  


CONCLUSÃO: 

Decidir é uma experiencia de aprendizado para todas as partes. Quando se decide sem experimentar, ninguém aprende, você ganha e alguém não ganha ou vice-versa. Vira uma batalha. Como coloca Ward no exemplo acima, “vamos programar e ver o que acontece, se não funcionar, mudamos”.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Collective Ownership of Code and Text - A Conversation with Ward Cunningham, Part II , escrito por Bill Venners


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.