sexta-feira, 24 de junho de 2022

TE CONTEI? ESCRITÓRIOS E EMPRESAS SÃO HOJE A REPRESENTAÇÃO FÍSICA DA AGENDA DOS GERENTES E ISSO VAI MUDAR EM BREVE

 


De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

O escritório é um lugar para observar, instruir, fornecer atualizações e prover feedback, é uma ferramenta de gestão, mas a maioria das pessoas não é gerente, elas são executoras, elas escrevem, atendem, codificam, desenvolvem, fazem coisas que requerem longas jornadas de trabalho. Para a maioria das pessoas, uma única reunião durante o dia bagunça a produtividade do dia inteiro, sem falar nos papos no cafezinho, leitura de e-mails, envio de mensagens e outras distrações antes de começar a trabalhar. Existe grande diferença entre “agenda de gerentes” e “agenda de executores”. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Gerentes precisam estar em contato com as pessoas o tempo todo, o dia deles é composto de uma reunião atrás da outra. Reuniões significam uma questão pratica para eles, só precisam encontrar uma janela na agenda e pronto. Para os executores, reuniões são um desastre. Quando sabem que a tarde vai ser “quebrada” por uma reunião, raramente tendem a começar um trabalho complexo na parte da manhã. No mundo pós-industrial a unidade básica de trabalho é “concentração”. Criar leva tempo, produzir bons resultados requer foco. O escritório dá poder ao gestor, mas prejudica a produtividade dos executores, os faz perder 1-2 horas por dia em deslocamento e chegar estressados ao trabalho. A empresa atual não mudou em nada os processos de gestão herdados da organização industrial, apenas os modernizou. Segundo um artigo escrito por Steve Glaveski na Harvard Business Review: uma pessoa média envia cerca de 121 e-mails por dia, perde 23% do tempo com e-mails desnecessários e troca por semana umas 200 mensagens (whatsapp etc), por isso checa seus e-mails a cada 6 minutos. Deixar as pessoas trabalharem onde quiserem é apenas o 1º passo, o próximo depois do trabalho híbrido será o trabalho “dessincronizado” entre gerentes e executores, deixar as pessoas escolherem “quando” e “como” trabalhar. O oposto da organização industrial, na qual o ambiente e o fluxo de trabalho são construídos em torno das necessidades dos gestores. Isso explica por que os gestores querem tanto que as pessoas voltem aos escritórios e explica, também, porque estas querem ficar em casa, manter e expandir a liberdade conquistada.  


CONCLUSÃO: 

O trabalho em escritórios - mesmo o híbrido - vai caminhar rapidamente para a extinção. Até lá: “peça a Deus para te dar SERENIDADE para aceitar as reuniões que você não pode evitar, CORAGEM para rejeitar as que você pode e SABEDORIA para saber a diferença. 


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Remote first, Async second, escrito por Dror Poleg


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.