De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Cerca de metade dos trabalhadores no setor de tecnologia, 48% para ser mais exato, trabalham 100% remoto hoje, antes da pandemia eram 22% e 3 em cada 5 trabalhadores do setor disseram não estar interessados em retornar ao escritório em tempo integral, diz pesquisa da Morning Consult (mais: aqui). Enquanto isso, a GenZ está revolucionando a forma de aprender. Com plataformas como Khan Academy e cursos online das melhores universidades americanas como Harward, pode-se obter uma educação de qualidade grátis ou por uma fração do custo de um curso universitário, além disso, pode-se aprender o que quiser, quando quiser, no ritmo que quiser. Em maio/2020 71% dos jovens americanos da GenZ estavam interessados num curso superior de 4 anos, em janeiro/2022 eram apenas 51%.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Olhando o gráfico abaixo, que mostra os dados do US Census Bureau, uma espécie de IBGE americano, nota-se que entre julho/2020 e julho/2021 diminuiu a população das principais grandes cidades dos EUA. Imaginando-se que essa diminuição reflete as pessoas que, durante a pandemia, foram morar em outras cidades e trabalhar remotamente em tempo integral, um retorno aos escritórios, ainda que parcial, não vai funcionar para elas ... Por outro lado, a GenZ não é contra cursos universitários, mas ao invés de esperar 4 anos por um diploma para começar a ganhar $$$, preferem obter alguma competência em cursos online de 2 a 12 meses, entrar numa empresa com salário fixo e oportunidades de promoção e então buscar formação superior, às vezes até com ajuda financeira da empresa nos EUA.
CONCLUSÃO:
A GenZ está contornando o sistema tradicional de cursos universitários para aprender e crescer no trabalho, avançando mais cedo na carreira. As empresas precisam abandonar os e-mails e um bando de reuniões formais, a geração do Instagram e TikTok se comunica por vídeo e plataformas colaborativas e nas interações humanas no mundo real (ex-reuniões) quer engajamento verdadeiro. Ah, não esqueça, tudo isso num ritmo rápido. Se as empresas não evoluírem, serão deixadas para trás, comendo pó.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Why Gen Z cares less about getting a 4-year college degree, escrito por Juliana Stancampiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário