De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
“Moral hazard” quer dizer risco moral. O termo é usado em economia para descrever uma relação contratual entre partes que possuem interesses divergentes. O risco moral surge em situações em que há assimetria de informações, quando a parte que assume risco em uma transação sabe mais do que a parte que paga pelas consequências desse risco. Quando isso acontece, quem assume o risco tem a tendencia ou o incentivo a assumir mais risco do que assumiria a outra parte.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
De acordo com um estudo da B&CE - uma organização sem fins lucrativos que oferece benefícios para empregados da construção civil no Reino Unido – as taxas de administração cobradas por bancos e financiamentos imobiliários chamam mais a atenção das pessoas do que os custos dos fundos de pensão. Apenas 48% das pessoas que responderam à pesquisa disseram se preocupar com as taxas que pagam para seus planos de previdência complementar. Essa apatia dos participantes se compara com a preocupação de 71% dos respondentes que prestam muita atenção com aquilo que pagam em seus empréstimos imobiliários e 70% que ficam de olho naquilo que cobram seus bancos. “... é uma evidência de que o poupador médio não entende o impacto que as taxas de gestão podem ter sobre suas poupanças para a aposentadoria”, disse o Diretor de Políticas da B&CE.
CONCLUSÃO:
Numa época em que as pessoas se preocupam naturalmente com suas despesas e diante do uso cada vez maior dos retornos dos investimentos para pagar as despesas administrativas dos fundos de pensão, é importante que os consumidores saibam quanto estão pagando e o impacto das taxas de administração sobre sua poupança de aposentadoria. Esse tipo de risco moral só pode ser evitado por meio de educação financeira.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Less than half of savers care about pension charges, escrito por Alex Janlaud.
Nenhum comentário:
Postar um comentário