segunda-feira, 27 de junho de 2022

TE CONTEI? PASSADO, PRESENTE E FUTURO DOS PLANOS DE BENEFICIOS DEFINIDOS

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Passado: os anos 80 e 90 foram períodos nos quais as altas taxas de juros eram comuns, havia alguma volatilidade e as avaliações atuariais típicas eram bem diferentes de hoje: juros de 6%, crescimento salarial de 4%, ativos que não eram marcados a mercado e tabuas de mortalidade construídas com expectativas de vida que olhavam para trás. Não havia regras exigindo o pagamento de déficits, nem destinação de superávits. Presente: a regulamentação atual, introduzida a partir de 2001, visa garantir que os ativos sejam suficientes e apropriados para cobrir as obrigações, requerendo um plano de equacionamento quando isso não acontece. O foco dos investimentos mudou, da busca por maiores retornos, para a busca de retornos alinhados aos riscos. No lado do passivo, busca-se apurar a quantificação, com a melhoria da qualidade dos dados usados na avaliação atuarial dos compromissos, a adoção de tabuas geracionais e uma visão da expectativa de vida futura. No front econômico, os juros que vinham caindo nos últimos 20 anos, passam hoje por aumento circunstancial pós-pandemia.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Futuro: nos próximos 10 anos e além, com a maioria dos planos fechados, passivos e ativos deverão começar a diminuir, porém, considerando que o equilíbrio da maioria dos planos segue ancorado em contratos de confissão de divida e considerando, também, a possibilidade de disruptura das empresas diante das novas tecnologias e do futuro do trabalho, o maior risco para sustentabilidade dos planos passará a ser a capacidade das patrocinadoras continuarem assegurando a manutenção do custeio dos planos no longo prazo. O desafio nos próximos anos será entender quais são os riscos – que mudam rapidamente – seus impactos e como estes podem ser gerenciados. Pode-se esperar muito maior volatilidade dos mercados financeiros, instabilidades geopolíticas e mudanças na expectativa de vida. Olhando adiante, não importa como a regulamentação evoluirá, até porque ninguém sabe, mas a economia digital pode mudar tudo.

 

CONCLUSÃO: 

O mais importante daqui para a frente é manter o foco nos fundamentos de equilíbrio dos planos e caminhar na direção certa.



Grande abraço,

Eder

 

 

Fonte: The past, present and future of DB funding, escrito por Jonathan Seed


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.