De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Três episódios me chamaram a atenção nesse fim de semana: 1) “Retorno aos escritórios em tempo integral? Que tal ‘nunca’?” Essa foi a manchete do NYT, em meio a pedidos de joelho do Howard Schultz - CEO da Starbucks - para os empregados votarem ao trabalho; 2) O filho manda uma mensagem para o pai no celular dizendo que está com um pepino na conta corrente, o pai responde: “vá ao banco e fale com o caixa”. Recebe como resposta: “Caixa???”. Então o pai explica: ”aquela pessoa atrás do balcão”. O filho: ”???”. O garoto de 20 anos tinha cartão, conta corrente, mas nunca tinha ido a uma agência bancária, o pai teve que mandar uma foto pelo celular – episodio real, contado por Timothy Spangler, que moderou um painel sobre regulação de crypto na Consensus 2022; 3) Junto com “the great resignation” chegou a “grande desaposentadoria”: dados do “Center for Retirement Research” do Boston College mostram que 68%, mais de 2/3, dos que se aposentaram durante a pandemia estão tentando voltar ao trabalho, um claro sinal de que a previdência complementar precisa ser consertada.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Três extrapolações rápidas: (i) até 2050 o conceito de empresa vai desaparecer e o capital humano (empregados) não estará na base da economia, como hoje, quem diz isso é o futurologista Brett King, deixo você pensar o que isso vai significar para fundos de pensão e o papo do WFH; (ii) a era da Web 3 é a era do “faça você mesmo”, do consumidor | participante ativo que quer fazer parte da solução, com a democratização dos investimentos e acesso fácil às aplicações, diante dos engessados investimentos dos fundos de pensão, jovens que não frequentam bancos farão poupança por meio de novos veículos financeiros, não dos antigos; (iii) o endereço de IP está para a Web 2, assim como a “wallet” (carteira digital) estará para a Web 3, em breve toda nossa vida digital estará associada a uma wallet, nela guardaremos nossa identidade digital, ativos financeiros, dados, informações de saúde, diploma, passaporte, enfim, nossa vida. Quando tudo se mistura, período de acumulação, aposentadoria, desaposentadoria, período de desacumulação, passam a fazer parte do passado.
CONCLUSÃO:
Quem pensa que a economia digital é coisa para daqui a 5 anos, está fora de sintonia com as informações. Nessa nova era, previdência complementar não tem a ver com $$$, tem a ver com construir um futuro melhor, tem a ver com fique bem fazendo o bem. Esqueçam o produto, foquem na visão.
Grande abraço,
Eder.
@Ana Peralta, o link abaixo é da palestra de ontem do Brett King na Consensus 2022 (duração: 42:28m), um SHOW!!!. Deixo o link para você, seria um ótimo cara para palestrar em algum congresso da ABRAPP ...
LINK: https://www.coindesk.com/video/consensus-festival-2022-highlights/crypto-2050-smart-economies-asteroid-mining-and-the-digital-asset-wars/
Nenhum comentário:
Postar um comentário