Talent outflow from major banks and tech companies, to fintech startups (Jan 2020 to Apr 2022) - Source: Revelio Labs
De São Paulo - SP,
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Há cerca de dois anos vem acontecendo um enorme movimento de troca de empregos, com milhões de pessoas pedindo demissão em diversos setores e outro tanto sendo admitido em outros. Ao se analisar o setor financeiro e o setor de empresas de tecnologia fica fácil vislumbrar isso porque talvez esses sejam os mais óbvios (gráfico acima). O bairro Parisiense de “La Défense”, onde ficam os grandes bancos e as principais empresas de negócios tradicionais, está literalmente deserto e o mesmo vem acontecendo em outras capitais mundo afora.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
A verdade, porém, é que nenhum segmento de atividade está escapando do que começou ser chamado de "The Great Resignations" (o grande pedido de demissão) e agora mudou para “Great Reshufling” ou “Grande Rearranjo”. Um olhar mais granular pode apontar alguns suspeitos por trás desse movimento e explicar o que anda rolando: 1) O impacto da falta de politicas claras e transparentes para o trabalho remoto – caso da Amazon e da maioria dos bancos (Elon Musk entra aqui); 2) O valor negativo das marcas, que agora está sendo associado às empresas da antiga Internet, como Facebook, Alphabet (Google), Netflix etc, isso mesmo!; e 3) O mais obvio de todos, a morte lenta dos bancos de varejo tradicionais. O quadro é praticamente o mesmo em empresas das áreas de saúde, biotech, automotivo, mobilidade, e-commerce, previdência etc. Ah, diria você, deixa chegar a recessão que os talentos vão fluir de volta para os empregos monótonos e chatos, porém, seguros! Ahhhh, digo eu, não aposte nisso não, a história mostra que quando as empresas lideres nos negócios começam a entrar em senescência elas raramente morrem pela falta de dinheiro, é o atrito | fricção com os talentos que acelera sua queda e as faz se tornar irrelevantes.
CONCLUSÃO:
Investir na identificação rápida de high-potential, programas de mentoria, equilíbrio entre vida pessoal-profissional e outros programas de RH, pode não ser mais suficiente. A única forma de virar esse jogo é dando uma guinada nos modelos de negócios em direção a economia digital, a economia do blockchain a economia da criptografia. Transformação digital não tem nada a ver com o uso da tecnologia para otimizar os negócios, tem a ver com usar a tecnologia para mudá-los. Saiba ler os sinais corretamente.
P.S.: Se voce nunca ouviu falar da maioria das empresa na direita da figura acima ou já ouviu mas não sabe o modelo de negócios dela, não sabe como elas operam e a razão de seu sucesso, cuidado: voce está do lado errado dessa historia ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: The war for talents is only beginning, escrito por Philippe Meda
Nenhum comentário:
Postar um comentário