De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Para os não iniciados na economia da cryptografia, “TradFi” significa “Tradicional Finance”, ou seja, o sistema financeiro tradicional, centralizado, com bancos, corretoras de valores, mercado de ações, entidades de previdência complementar, seguradoras e demais instituições financeiras que sempre estiveram por aí. “DeFi” é o acrônimo para “Descentralized Finance”, um novo sistema financeiro descentralizado que esta surgindo através de fintechs, projetos e protocolos da economia digital, no qual não circula um centavo em $$$ vivo e todos os ativos são digitais.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Manchete estampada no New York Times nesse fim de semana anuncia: “SEC Investiga Goldman Sachs nos EUA por causa de seus Fundos ESG”. Resumindo, o órgão que regula as bolsas de valores e os mercados de títulos e valores mobiliários nos EUA, equivalente a CVM Tupiniquim, acha que o Goldman Sachs vendeu fundos ESG que não continham investimentos ESG, mas diziam para os clientes que o $$$ deles ia para empresas preocupadas com questões ambientais, sociais e tinham os melhores padrões de governança. Ainda que provavelmente uns 50%, talvez 60%, dos investimentos ESG sejam fraudados, ainda que pelo menos uma vez por ano algum banco em algum lugar do mundo seja investigado por fazer algo obscuro ou ilegal, as pessoas não acham que todo investimento ESG é fraudado. Fraudadores atuam em todos os mercados, no de cryptomoedas também, só que as transações com ativos digitais são algo novo, que está no centro das atenções, todo mundo está falando deles, ainda mais num momento de queda dos investimentos digitais.
CONCLUSÃO:
Lembre disso quando os mercados se recuperarem e certifique-se que seu fundo de pensão esteja do lado certo dessa historia.
Grande abraço,
Eder.
P.S.: Lambo = Lamborghini
Fonte: Crypto is Easy, escrito por Mark Helfman
Nenhum comentário:
Postar um comentário