terça-feira, 14 de junho de 2022

TE CONTEI? O QUE OS FUNDOS DE PENSÃO DEVERIAM APRENDER COM O STARBUCKS SOBRE GOVERNANÇA DE CONSELHOS

 



De SãoPaulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Uma das principais responsabilidades da governança corporativa é planejar a sucessão do presidente da organização, mas o conselho de administração do Starbucks falhou fragorosamente nisso. Durante uma entrevista ao Wall Street Journal na semana passada o presidente do conselho de administração do Starbucks, Howard Schultz, disse que a empresa não estava considerando nenhum candidato interno para apontar como próximo CEO. Como pode? Entre os milhares de executivos e gerentes da cia e depois de milhões de dólares gastos no desenvolvimento de lideranças, não há um único individuo capaz de ser promovido para CEO? O conselho de administração do Starbucks derreteu, cabeças deveriam rolar.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Shultz tentou se defender das críticas dizendo que diante das mudanças radicais enfrentados pelos negócios, a empresa precisa de um “novo tipo de liderança”. Pode chamar isso de “conversa pra boi dormir”, BS em inglês direto (bull shit). Empresas de todos os setores e tamanhos estão enfrentando os mesmos desafios, causados pela pandemia e novas tecnologias, por isso a maioria dos conselhos já atualizou a abordagem de planejamento sucessório, reconhecendo que novas habilidades e experiencias são necessárias para enfrentar os desafios, desenvolvendo e treinando seus talentos internos e “high potentials” muito antes que façam a transição para posição de CEO. 

 

CONCLUSÃO 

A disruptura está acontecendo num segmento após o outro. Os fundos de pensão deveriam começar a pensar com mais cuidado nas habilidades, competências e experiencias que o futuro diretor presidente deveria ter e começar a desenvolver internamente um “pipeline” de lideres disruptivos. Não para lidar com as disrupturas, mas sim para levar adiante a própria disruptura. Do contrário, terão que depender da estratégia mais arriscada: depender de candidatos externos, que não conhecem a organização e cuja personalidade e estilo de liderança poderão ser rejeitados pela cultura interna, da mesma forma que um órgão transplantado é rejeitado pelo organismo. 


Grande abraço,

Eder.


 

Fonte: Starbucks Just Had a Corporate Governance Meltdown. Your Board Should Take Note., escrito por Jeffrey Cohn. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.