quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
A próxima geração de ferramentas para recrutamento e seleção de profissionais ou busca de oportunidades de emprego
De São Paulo, SP.
Tem sido cada vez maior o número de pessoas que cria mensalmente conteúdo online, redigindo blogs, carregando vídeos ou publicando páginas na Internet.
De acordo com a Nielsen/Net Ratings, 72% da população dos EUA usam a Internet e no Brasil, segundo pesquisas do Instituto Ibope Nielsen Online, a quantidade de internautas residenciais ativos – pessoas que acessam a rede ao menos uma vez ao mês – atinge o número de 25,5 milhões.
O crescimento exponencial das reder sociais, dos blogs e das tecnologias da Web 2.0 alteraram substancialmente tudo que vinha sendo feito na área de recrutamento e seleção de profissionais.
No mundo econômico de hoje, se você está procurando a melhor maneira para encontrar os candidatos mais bem preparados para uma vaga, precisa entender primeiro as mudanças que vem ocorrendo no uso da Internet.
Por outro lado, se você está em busca de uma oportunidade de emprego ou quer se candidatar a uma vaga, também precisa saber que ferramentas os recrutadores estão utilizando hoje para selecionar seus candidatos.
Tanto aqueles que procuram como os que oferecem empregos, estão se voltando cada vez mais para as tecnologias de redes sociais, em sua maioria sem custo.
A seguir, as principais ferramentas online que serão usadas na próxima geração de recrutamento e seleção de profissionais. Essas ferramentas, dentro de alguns anos, serão essenciais para encontrar candidatos qualificados, para vagas em localidades determinadas, com habilidades e treinamentos específicos:
MySpace®
Permite a criação de comunidades privadas voltadas para o compartilhamento de fotos, diários e interesses entre amigos. Possui 185 milhões de usuários, a maioria na faixa de idade entre 14 e 34 anos, considerado um bom site para os recrutadores em busca de candidatos para o setor de varejo, forças armadas e para posições iniciais.
Facebook®,
Conta com mais de 175 milhões de membros, 30% dos quais nos EUA. O perfil demográfico que mais cresce é o de pessoas com idade acima de 35 anos. Voltado para o compartilhamento de preferências e experiências pessoais e formação de comunidades de amigos.
LinkedIn®
Possui cerca de 55 milhões de membros em 200 países e 170 setores da economia. Mais da metade dos membros estão fora dos EUA. É atualmente a principal rede de conexão de profissionais de mercado, usada para contatos de trabalho.
Doostang®
Similar ao LinkedIn®, porém, voltado para candidatos das escolas consideradas “top” e também para candidatos que concluíram curso superior recentemente.
Plaxo®, Ecademy® and Ryze®,
Também seguem a linha do LinkedIn®, oferecendo acesso a nichos de profissionais ou sendo usadas para gerenciamento das redes de contatos profissionais.
Twitter®
Tem mais de 11 milhões de usuários. Com um limite máximo de 140 caracteres para postagem de texto, esse micro blog - freqüentemente mal compreendido - é obrigatório para recrutadores que queiram se conectar com a rede para divulgar suas oportunidades. Através da ferramenta de busca, recrutadores podem selecionar candidatos enquanto esses podem encontrar oportunidades de emprego. O sinal de (#) deve preceder as palavras no texto que se queira tornar rastreáveis na web.
Naymz®
Outra plataforma para construção de redes de relacionamento profissional. Segundo o próprio site, mais de 1 milhão de pessoas usam suas páginas para facilitar o processo de gerenciamento e construção de conexões profissionais. Permite a descoberta de oportunidades, compartilhamento de idéias e informações sobre a formação profissional.
AffinityCircles®
Começou em 2002 para manter em contato os ex-alunos da Universidade de Stanford e rapidamente se desenvolveu como uma rede social voltada para construção de comunidades online de estudantes e ex-alunos de instituições de ensino, como associações de ex-alunos de cursos, escolas e universidades.
Xing®, Viadeo® and Tianji®
Permitem o acesso a redes internacionais de profissionais, com criação de grupos por especialidade de negócio e atuação mais global em diversas línguas.
Vault®
Rede alimentada por conteúdo gerado pelos próprios usuários, permitindo uma excelente compreensão sobre as atividades, cultura e negócios das empresas que estão oferecendo empregos. Misturando acesso grátis a subscrição paga, o site é uma excelente ajuda para estudantes ou profissionais experientes em busca de novas oportunidades de emprego.
Os recrutadores tem usado muitas das redes acima para criar extensas listas de contatos e assim, melhor selecionar seus candidatos. Não obstante, o LinkedIn® permanece o líder devido ao seu tamanho e integração com outras aplicações muito úteis, incluindo:
SimplyHired®
Permite aos interessados pesquisar as posições de emprego divulgadas através de milhares de sites, incluindo o LinkedIn® e outras fontes de oferta de emprego.
Six Apart®
Criado em 2001 é um software que permite aos usuários conectarem um blog a um perfil divulgado no LinkedIn® e puxar os textos mais recentes divulgados nos blogs da rede de relacionamento do usuário.
Wordpress®
É um software usado para criação de blogs, que permite sincronização com um perfil colocado no LinkedIn®.
Muitos recrutadores e candidatos estão construindo sua marca ou perfil pessoal através de blogs. A blogosfera pode ser usada para seleção de candidatos e de oportunidades de emprego, através dos seguintes sites:
Technorati®, Blog Catalog® e Google Blog
Search® podem ajudar na pesquisa dos blogs mais relevantes, como por exemplo, aqueles mais acessados, levando a identificação de candidatos talentosos, porém, passivos, dentre as pessoas que criam, escrevem ou colocam comentários em blogs.
Sites de compartilhamento de conteúdo na web também podem ser usados como canais para relacionamento e comunicação com potenciais candidatos e para garimpagem de talentos. Alguns exemplos:
Friendfeed®, Digg®, del.icio.us®
Permitem aos usuários compartilhar qualquer conteúdo divulgado na Internet, desde o mais popular web site até o mais obscuro dos blogs. Em geral, como é o caso do Digg®, são os próprios usuários que divulgam as informações, submetidas a votação dos demais usuários para classificação das preferências e do destaque a ser dado na divulgação do conteúdo.
Outros sites, alcançam preferencialmente determinadas comunidades e podem ser úteis em casos específicos:
MiGente®
Rede social voltada para a comunidade hispânica nos EUA.
MeetUp®
Boa ferramenta para identificar indiretamente as pessoas que fazem parte de determinados grupos de afinidade. Os usuários precisam preencher alguns requisitos para serem aceitos a participar do site. Portanto, os recrutadores não têm acesso ao perfil nem aos dados para contato com os usuários, mas podem obter informações e identificar nomes para busca posterior.
O crescente número de redes de relacionamento internacionais, com enormes quantidades de usuários baseados em países específicos, tem se tornado fontes eficientes de candidatos para os recrutadores que buscam de talentos multinacionais. São redes espalhadas pelo mundo, que apesar de menos conhecidos do que Facebook e MySpace, possuem grande base de usuários, como:
Friendster®
100 milhões de usuários
Tagged®
70 milhões de usuários
Hi5®
Rede social número 1 em mais de 30 países da América Latina, Europa, Ásia e África.
Bebo®
Possu sites espalhados pelo mundo, incluindo EUA, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Polônia, França, Alemanha, Itália, Espanha, Índia e Holanda.
Orkut®
Pertencente ao Google é uma rede social especificamente popular no Brasil e na Índia.
Wasabi®
Centrada na Europa é uma rede social com sites na Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha.
Mixi®
Site em língua Japonesa com mais de 10 milhões de usuários, domina 90% do mercado de redes sociais no Japão.
Kiaxin®
Significa alegria e felicidade em Chinês, sendo uma rede social com rápido crescimento na China, atraindo estudantes universitários e executivos.
Hainei® e Xiaonei®
Redes sociais chinesas com foco maior nos estudantes universitários.
CyWorld®
Possui grande numero de usuários na Coréia, China, Japão e Taiwan.
Ning®
Uma plataforma do tipo “faça você mesmo” que permite ao usuário construir sua própria rede social com pouco esforço e sem custo algum. Possuía em fins de 2008 mais de 700 mil redes de relacionamento com milhões de usuários online. Através do site os recrutadores são capazes de construir suas próprias redes de relacionamento, nutrir e manter relacionamento com candidatos ou pesquisar outras redes para se juntar em busca de candidatos passivos.
O crescimento das redes sociais tem agregado novas tecnologias para busca e oferta de emprego na Internet. Ao mesmo tempo, os sites tradicionais de divulgação de vagas de emprego através da Internet estão mudando, procurando diferenciação ou buscando atuar em nichos específicos.
Indeed®
Site tradicional que agrega diversas oportunidades ao reunir várias vagas de emprego em um único local. Tem aumentado em popularidade por permitir a pesquisa de vagas em uma grande variedade de setores.
FreeBug® e Craigslist®
Sites para pesquisas de emprego sem nenhum custo.
Staffitnow®
Site com operação em cidades específicas como Chicago e Atlanta.
Vitruva®
Site para oferta de vagas no setor de TI – Tecnologia da informação
My Perfect Gig®
Disponibiliza uma “nuvem de habilidades” que serve como interface para o usuário em busca de vagas poder navegar e ser direcionado ao emprego ideal através de poucos cliques.
Jobfox®
Usa uma abordagem de perguntas e respostas aprofundadas para identificar a experiência, vontades e necessidades do usuário.
Candidatos e recrutadores tem mais informação do que nunca na ponta dos dedos e inúmeros sites que permitem acessar contatos e informações sobre as empresas.
JigSaw®
Permite aos candidatos e recrutadores receber informações sobre contatos em troca da disponibilização de suas próprias informações. Informações sobre contatos também podem ser adquiridos mediante pagamento.
ZoomInfo®, Spoke® e Hoover’s Connect®
Fornecem aos candidatos e recrutadores acesso a informações de negócio, tais como nomes dos principais executivos, cargos e em alguns casos dados para contato. Apesar de algumas informações poderem ser acessadas de graça, todos esses sites requerem uma inscrição paga para acesso a dados mais detalhados.
Finalmente, outros sites oferecem serviços que ajudam a maximizar a rede social de candidatos e recrutadores, permitindo buscas rápidas e eficazes.
Arbita® e Avature®
Disponibilizam treinamento e educação para ajudar candidatos e recrutadores a aprender como fazer o melhor uso de estratégias envolvendo as redes sociais.
RealContacts®
Permite aos candidatos e recrutadores pesquisar ou divulgar vagas através dos contatos pessoais de suas redes sociais, pagando apenas quando as vagas são ocupadas preenchidas.
Fica claro, cada vez mais, que a informação está virando uma commoditie. Na sociedade do conhecimento, conforme definiu Peter Druker, o bem mais precioso é de fato o conhecimento.
Forte abraço,
Eder.
Font: Taleo Business Edition Summary Report - Social Networking: How It Changed Recruiting and the Next Generation of Online Tools
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